Mulheres aprendem a reaproveitar alimentos em oficina de culinária no Cras de Porto Novo

Um grupo com 60 mulheres idosas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Porto Novo participaram na manhã desta terça-feira (26) da terceira oficina “Culinária sem desperdício”. Na receita do dia, torta e refrigerante caseiro, a partir do aproveitamento de cascas de frutas e legumes.  


No conteúdo da oficina, as idosas aprenderam a preparar uma torta salgada assada e também um refrigerante caseiro, feitos a partir do reaproveitamento integral dos alimentos, com a utilização de cascas de laranja e de cenoura.  


Ao final da oficina, as participantes receberam uma publicação com oito receitas, entre as quais de bolinhos com sobras de arroz, geleia e sucos com cascas de frutas, além de molhos com talos e folhas, e também de farofas, bolos e pães com casca, bagaço, sementes e até caroço.  



“A gente está aprendendo uma receita, usando como base o aproveitamento integral, como a casca da laranja e a cenoura com casca. É uma forma das pessoas consumirem alimentos que são saudáveis e que elas podem preparar no dia a dia como algo mais prático possível”, destacou a nutricionista Elizabeth Rodrigues do Reis, instrutora das oficinas.  



Para Luci dos Santos Silva, de 70 anos, as oficinas trazem muito conhecimento. “É muito válido para todo mundo. E sempre tem algo diferente que a gente não sabe e, principalmente, com a prioridade de aproveitar ao máximo os alimentos, como legumes e verduras. Vou aplicar tudo isso em casa”, disse.  



“Eu tô amando tudo isso. Eu gosto de reaproveitar os alimentos. Faço isso em casa, uso a casca de abacaxi, talos de couve, folhas de repolho e cenoura. E estou aqui para aprender muito mais. Não perdi nenhum encontro”, contou Zilma Maria dos Passos, 72 anos, que também participa das oficinas.  



As oficinas integram o Programa Mobiliza Cariacica, com o apoio da Prysmian Group, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social (Semas). “Esses encontros são muito importantes para instruir as pessoas e também para a geração de trabalho e renda, além de trazer conhecimentos sustentáveis, mantendo o valor nutritivos dos alimentos”, destacou a secretária de Assistência Social de Cariacica, Danyelle Lirio.


O encontro final vai acontecer no dia 2 de abril com instruções sobre a comercialização de produtos para geração de renda.


Confira a receita do refrigerante caseiro


Ingredientes



  • 4 cenouras grandes

  • 1 copo de suco de limão

  • Casca de uma laranja

  • 3 litros de água

  • Açúcar a gosto

  • Gelo a gosto


Modo de preparo:


Bater no liquidificador as cenouras com 2 copos de água. Coar em um guardanapo e reservar o resíduo. À parte, bater o suco de cenoura, o suco de limão e a casca de laranja.


Obs. Coar em peneira e acrescentar o restante da água, o açúcar e o gelo.