Laboratórios móveis, impressoras 3D, mesas digitais: conheça os novos equipamentos das escolas de Cariacica

Tem novidade chegando nas escolas de Cariacica! Nesta terça-feira (19), o prefeito Euclério Sampaio e a secretária de Educação Luzian Belisario realizaram a entrega dos novos equipamentos tecnológicos que serão usados nas escolas da rede municipal de ensino. Entre as novidades estão mesas digitais interativas, impressoras 3D, laboratórios didáticos móveis, entre outras.

A entrega dos equipamentos que serão usados nas atividades pedagógicas da rede foi feita para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral (EMEFTI) Gladiston Regis Barbosa, em Jardim Botânico. “Essas entregas reforçam nosso compromisso em fazer da educação de Cariacica uma das melhores do Espírito Santo”, destacou o prefeito Euclério Sampaio.

Também foram entregues os kits de material escolar para os mais de 350 matriculados na unidade de ensino, computadores, notebooks, retroprojetor, entre outros. “Essa entrega é resultado de um planejamento feito na educação de Cariacica que irá fortalecer as atividades pedagógicas que serão desenvolvidas nas escolas”, explicou a secretária de Educação Luzian Belisario.

A entrega foi acompanhada por pais e responsáveis pelos estudantes da escola. A dona de casa Bárbara Soares tem dois filhos matriculados na unidade e elogiou os novos equipamentos. “São equipamentos modernos que irão ajudar nossos filhos. Os materiais também são ótimos”, disse.

Gracielle Carvalho, mãe de três alunos da escola, também esteve na unidade para retirar os kits e ver de perto os novos equipamentos da EMEFTI. “Nós, pais, somos gratos por todos esses materiais que estão sendo oferecidos para nossos filhos. Eles são importantes na educação”, disse.

Sobre as mesas digitais interativas

As mesas digitais contam com atividades em consonância com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Além de português e matemática, ela oferece atividades envolvendo contação de histórias, quebra-cabeça, tabuada divertida, raciocínio lógico, dentre outras atividades. Os equipamentos serão usados nas 13 escolas de tempo integral da rede municipal de ensino.

Assim, as mesas digitais interativas promovem um aprendizado divertido por meio do lúdico, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem, desenvolvimento do raciocínio lógico, coordenação motora, memorização, atenção, paciência e criatividade, promovendo avanços significativos aos alunos no processo de escolarização.

Impressoras 3D

A aplicação da impressora 3D no ambiente escolar oferece uma vasta gama de oportunidades para os estudantes, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem de forma significativa. Uma das principais vantagens é a capacidade de prototipação, permitindo aos alunos transformar suas ideias em realidade tangível.

Ao utilizar a impressora 3D, os professores podem criar materiais didáticos personalizados para a sala de aula, tornando as aulas mais interativas e dinâmicas. Eles podem produzir modelos tridimensionais de objetos estudados em diversas disciplinas, como Geografia, Ciências, História e Matemática, proporcionando uma compreensão mais profunda dos conceitos abordados.

Além disso, a impressão 3D possibilita a apresentação de desafios que aproximam os alunos da realidade, onde o conhecimento adquirido pode ser aplicado de maneira prática. Ao enfrentar problemas e criar soluções utilizando a tecnologia 3D, os estudantes desenvolvem habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e trabalho em equipe.

Com a capacidade de criar experiências mais imersivas, os professores podem estimular o protagonismo dos alunos na aprendizagem, incentivando-os a explorar, experimentar e criar. Isso promove uma maior autonomia e motivação dos estudantes, tornando o processo de aprendizagem mais significativo e envolvente.

Laboratórios de Ciência Móvel

Os Laboratórios Didáticos Móveis são equipamentos que reúnem materiais para experiências e condições técnicas para o exercício de aulas práticas de Ciências, atendendo o currículo do ensino fundamental, de acordo com cada fase de estudos do estudante, do 1º ao 9º anos. Os equipamentos serão usados nas 13 escolas de tempo integral da rede municipal de ensino.

Esses laboratórios são estruturados com bancada de trabalho, reservatório de água, compressor de ar, unidade de calor (gás), extintor de incêndio, sistema de segurança, medidor de nível de água, toalheiro para papel, tubos de ensaio, tabelas periódicas, lupas, entre outros materiais tanto para professores quanto para os alunos (num total de mais de 900 componentes) para uso nas experiências.

Os laboratórios são importantes ferramentas didáticas por serem móveis e podem ser transferidos de um espaço para o outro ou até mesmo as feiras de ciências. Pois todos os materiais contidos no laboratório são acomodados dentro da própria unidade de trabalho.

É um importante apoio aos conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula.