Rota do desenvolvimento: Cariacica é a porta de entrada de carros elétricos de marca chinesa no Brasil

Cariacica é a porta de entrada para os carros elétricos de uma grande empresa automobilística chinesa. Os veículos, que são da marca BYD, chegam ao porto seco, às margens da Rodovia do Contorno. Daqui, são levados para várias partes do país.


É no pátio de uma empresa aqui em Cariacica, a GDL, que os automóveis passam por um processo que revistas especializadas chamam de tropicalização. O carro vem da China com o nome Tang e aqui, após a inspeção, retiram o “G” do nome para virar “Tan”.


Todos os adesivos em inglês são trocados por português, assim como a língua na central multimídia. Em seguida, os suportes de placas são montados e os manuais são inseridos no porta-luvas.


A GDL, parceira da chinesa BYD nesse processo logístico, é umas das 28 mil empresas que foram implantadas em Cariacica nos últimos três anos. Muitas delas estão entre as maiores do país.


“Esse tipo de operação tem sido cada vez mais comum em Cariacica. A chegada dessa empresa, que começou a operar em Cariacica em 2023, representa geração de emprego e renda e mostra o potencial da nossa cidade. Todos os empresários e potenciais investidores são muito bem-vindos a Cariacica”, afirma Euclério Sampaio.


Ambiente de negócios favorável


De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Cariacica, Lúcia Dornellas, a agilidade na abertura de empresas no município torna Cariacica um ambiente de negócios favorável.


"Cariacica está se tornando uma referência logística. Estamos trabalhando para melhorar a infraestrutura do município e assim atrair grandes investimentos, gerando oportunidades”, ressalta.


A localização privilegiada do município, aliada à infraestrutura disponível, é um fator importante para a instalação de empresas de grande porte. A cidade conta com infraestrutura e investimentos governamentais que incentivam o desenvolvimento econômico e atraem novos investimentos para a região.


O município é cortado pelas BRs 101 e 262 e possui acesso facilitado aos principais portos do Estado, como o Porto de Vitória e o Cais de Capuaba.