Da capoeira a orquestra de violinos: programa leva arte e cultura para escolas de Cariacica

Visando contribuir no processo educacional, promovendo a formação integral dos estudantes e comunidade escolar, o Programa Semearte tem levado diversas atividades artísticas e culturais para as escolas da rede municipal de ensino.

Como parte do programa, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Melo Sobrinho, em Vila Palestina, já retomaram as aulas da orquestra de violino, atividade do projeto desenvolvida na unidade de ensino.

O ensaio de retomada das atividades neste ano foi realizado no contraturno escolar dos estudantes e reuniu mais de 30 alunos do 4º ao 9º anos do ensino fundamental. Os instrumentos são todos disponibilizados de forma gratuita pela unidade educacional, além do acompanhamento de uma professora de música. O objetivo é preparar a orquestra de violinos formada por alunos da escola para apresentação no final do mês.

Para a secretária de Educação Luzian Belisario, o Programa Semearte é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento da arte e cultura no ambiente escolar. "A arte e a cultura são os pilares que sustentam o desenvolvimento integral dos alunos. As atividades do Semearte não apenas enriquecem o currículo, mas também alimentam a criatividade, a expressão e a empatia, preparando nossos jovens para enfrentar os desafios do mundo com sensibilidade e resiliência”, destaca.

Além da orquestra de violinos, o Semearte oferece aulas práticas artísticas e culturais nas modalidades de dança contemporânea, balé, canto, construção de instrumentos musicais, prática de instrumentos coletivos, percussão, teclado, violão, flauta doce, teoria musical, bandas de congo, bandas marciais, capoeira, teatro e outros, todas desenvolvidas pela Secretaria de Educação em 35 escolas da rede de ensino municipal com práticas artístico-cultural envolvendo dança, música, teatro e capoeira.

“O programa contribui no processo educacional dos alunos, por meio da promoção da arte, além de promover a formação integral da comunidade escolar. As práticas artísticas e culturais oportunizam aos estudantes o desenvolvimento de diferentes habilidades sociais e criativas”, explica o coordenador do Programa Semearte, Arthur Barreto.