Alunos da rede municipal participam de exposição interativa com realidade virtual e mostra de cinema

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, os estudantes da EMEF Zaíra Manhães de Andrade participam da exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que estará na Praça da Bíblia, em Nova Rosa da Penha, em Cariacica. As visitas acontecem nesta quinta (14) e sexta (15).

A exposição é uma iniciativa da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, produzida pela 3 Apitos Cultura e conta com o apoio da Prefeitura de Cariacica.

Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, a exposição busca despertar nos visitantes o olhar para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora.

Desta forma, a exposição é realizada dentro do tech-truck, um caminhão com uma multiplataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio da visão, do som e do movimento, de forma a proporcionar uma experiência totalmente interativa

Vale lembrar que o tech-truck é composto por cinco estações artísticas/científicas que facilitam essa imersão, são elas: “Água no Mundo”, “A Água ao Longo da História”; “Cachoeira dos Saberes”, “Minas Encantadas” e o “Ciclo da vida”. Todas levam o estudante à reflexão sobre a escassez de água potável no planeta, história da relação do ser humano com a água e seu uso consciente, preservação de nascentes, ciclo da água e poluição.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da Seme, Ivanilda Vasconcelos Rodrigues Furlani, a exposição agrega muito conhecimentos aos alunos. “O projeto poderá levar os estudantes a entender de forma lúdica e divertida a importância de preservar esse recurso tão precioso que é a água. Os temas do teck-truck fazem parte do currículo escolar e contribuem para a formação do aluno como cidadão, mostram as consequências do uso inadequado dos recursos e a importância de valorizar e cuidar do meio ambiente”, destacou.

Cinema

Além da exposição, os alunos poderão conferir a “Mostra Cine ao Ar Livre”, que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. Após as sessões, haverá ainda uma roda de conversa para discutir o tema apresentado no dia.

“Cada sessão contará com exibições de filmes que irão levar aos espectadores questões sobre preservação ambiental e sustentabilidade, de uma maneira lúdica e atrativa para todas as idades", afirma Leonardo Magnin, um dos coordenadores do projeto.