Dia Internacional da Mulher: elas capricham na limpeza e na simpatia

Elas merecem homenagens o ano todo porque fazem parte do time que deixa Cariacica limpa e bem cuidada durante todos os dias. E para marcar o Dia da Mulher este grupo merece ser lembrado: as garis da Secretaria Municipal de Serviços de Cariacica (Semserv).


Elas já ouviram de tudo: que o trabalho é coisa de homem e que a profissão não é uma função digna. Sentiram olhares de preconceito? Muitas vezes. Mas a resposta a isso tudo vem em forma de um serviço duro, mas feito com muito capricho e com sorriso no rosto, muitas vezes enfeitado por um batom vermelho.



É isso que os moradores encontram nas equipes de mulheres garis de Cariacica. Jamile Oliveira dos Santos, 35 anos, gari há três, capricha no batom, nos óculos escuros e na simpatia. “É um trabalho como qualquer outro, porque é daqui que eu consigo criar sozinha meus dois filhos, de 20 e 4 anos”, conta.


Ela e as colegas reconhecem que a limpeza urbana é uma ocupação cansativa, principalmente porque as mulheres, culturalmente, ainda são as responsáveis por comandar as tarefas de casa depois do fim do expediente. Ainda assim, é um trabalho que traz uma grande satisfação pessoal.



Quem também pega pesado, principalmente manuseando uma enxada, é Fernanda Carvalho Correia da Silva, 44 anos, gari há 15. Ela é feliz por ser gari. “Eu consegui sustentar meus filhos sozinha. Tenho dois rapazes, de 24 e 22 anos, e uma moça de 17 anos. Meu filho mais velho conseguiu se formar engenheiro e também passou no concurso da Polícia Militar. Os outros também estão estudando. Tenho muito orgulho disso”.


Hoje, a Secretaria de Serviços de Cariacica tem 38 trabalhadoras na limpeza urbana. “Nossas mulheres garis são fortes e batalhadoras e fazem o trabalho de forma muito cuidadosa. Não desmerecendo os trabalhadores homens, mas elas são um dos orgulhos da Semserv”, destacou Marcos Aranda, secretário de Serviços.