Famílias de Cariacica recebem cesta verde no Banco de Alimentos Josué de Castro

Muitas famílias de Cariacica ficaram felizes hoje, e terão uma refeição mais tranquila com a entrega de 300 cestas verdes, nesta quinta-feira (7), no Banco de Alimentos Josué de Castro, em Morada de Santa Fé. As famílias que recebem estão cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social de Cariacica (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), gerenciados pela Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Os itens da cesta podem variar a cada mês. Desta vez, a cesta verde contou com acerola, taioba, cebolinha, banana, limão, aipim, abacate, batata, goiaba, inhame, milho, coco seco, quiabo, batata doce e bolo.

Quem saiu feliz da vida e com o sorriso no rosto foi Maria Luiza dos Santos Andrade, de 56 anos, que mora em Padre Gabriel há 16. Ela está desempregada há sete anos. "Essa cesta caiu do céu! É uma ajuda muito boa! Vai ajudar bastante no sustento da minha família", contou ela, enquanto carregava contente o caixote cheio de alimentos.

Moradora de São Conrado há 25 anos, e desempregada há quatro, Rosemary Almeida, cadastrada no Cras de Bela Aurora, retirou a cesta pela primeira vez. "Fiquei sabendo por uma amiga, fui encaixada nos critérios e fui contemplada. A cesta verde vai ajudar bastante em nosso sustento, pois mesmo com meu marido trabalhando, não podemos comprar toda essa quantidade de itens que vem na cesta", afirmou.

"A cesta verde é mais uma iniciativa para levar sustento para todas as famílias necessitadas, bem como todos os serviços que são oferecidos nos Cras e Creas. É motivo de muito empenho da equipe ver famílias  satisfeitas, que poderão ter uma refeição saúdável, farta e de qualidade", destacou a secretária de Assistência Social Danyelle Lirio.

Cesta verde

A cesta verde é adquirida com recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) faz a aquisição dos itens e cabe à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) fazer a distribuição para as famílias. Para que todas elas sejam aproveitadas, após o prazo de retirada das famílias, as cestas que não foram entregues são encaminhadas para instituições socioassistenciais da cidade.