Parceria Prefeitura e Governo: assinado contrato para projeto e obras de Centro de Perícias em terreno doado pelo município

Mais uma importante parceria entre a Prefeitura de Cariacica e o Governo do Estado vai trazer para o município o Centro Integrado de Perícia Técnico-científica (CIPTC). O contrato para a realização dos projetos e execução das obras foi assinado nesta quarta-feira (6), no Palácio Anchieta. O novo Centro de Perícias será implantado em uma área de mais de 8,5 mil metros quadrados doada pela Prefeitura de Cariacica, na Avenida Mário Gurgel, no bairro Alto Lage.

“Quando o governador realiza, mostra que está trabalhando para quem mais necessita. Esse Centro vai ser um dos mais modernos do país e vai movimentar a cidade. Nós agradecemos mais esse investimento, que é a favor da Justiça, é a favor do cidadão, é a favor de Cariacica”, comentou o prefeito Euclério Sampaio.

Este é o investimento mais importante do Componente I do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES e representa um investimento de R$ 88,4 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“A construção do Centro Integrado é um marco importante para o Espírito Santo. Vamos dar à Polícia Científica condições para reduzir a criminalidade, mostrando para quem comete crimes que ele será alcançado. Gostaria de agradecer a Prefeitura de Cariacica pela doação do terreno para este que será mais um equipamento público a serviço da sociedade a ser instalado no município”, afirmou o governador Casagrande.

O Centro Integrado de Perícia Técnico-científica será utilizado pela Polícia Científica do Espírito Santo (PCI-ES) e vai abrigar em um único local os Institutos de Criminalística, de Identificação, de Laboratórios de Análises Forenses e Médico-Legal, além de Gabinetes e Área Administrativa (ADM) da Polícia Científica do Espírito Santo, promovendo ações integradas nas diferentes áreas técnico-periciais de interesse criminal do Estado.

No CIPTC, a sociedade capixaba contará com os serviços de perícias médico-legais e criminalísticas; de identificação e do desenvolvimento de estudos e pesquisas. Em um ambiente adequado e estruturado, o novo Centro de Perícias vai garantir, além da eficiência na investigação criminal, um atendimento humanitário e digno às vítimas de violência, em especial mulheres e crianças, o que faz sua importância extrapolar as esferas policial e administrativa.

A contratação realizada prevê que a empresa responsável desenvolva todos os projetos (do básico ao executivo) e, posteriormente, a execução da obra no prazo de 24 meses após a assinatura da ordem de serviço.

*Com informações da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado.