Produtores entregam mais de 10 toneladas de alimentos a serem doadas a famílias em vulnerabilidade

Nesta quarta-feira (6), pequenos produtores rurais da agricultura familiar de Cariacica entregaram mais de dez toneladas de alimentos a serem doados a 300 famílias e instituições cadastradas no Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Depois de separados, o Banco de Alimentos de Cariacica inicia a partir de quinta-feira (7) a distribuição dos produtos.


“A aquisição desses alimentos contribui para o fortalecimento da renda dos produtores rurais e, posteriormente, eles serão destinados às famílias em vulnerabilidade social”, destacou a secretária de Assistência Social de Cariacica, Danyelle Lirio.



Foram entregues 21 itens de produtos da agricultura familiar, entre os quais frutas como banana, abacate, acerola e limão, além hortaliças e também batata-doce, coco, quiabo, milho verde, aipim, taioba e mel.   


Pelo menos uma vez por mês, 25 pequenos produtores rurais da agricultura familiar de Cariacica realizam a entrega de 10 a 15 toneladas de alimentos, conforme a produção no período.    



“O programa melhorou muito a qualidade de vida na roça. Isso porque a gente tem uma previsão de venda. E produzir para quem precisa é gratificante”, destacou o produtor rural Manoel Santos Gouveia, de 64 anos, da região rural de Munguba.    



Já o produtor rural Eduardo Facco, 30 anos, de Cachoeirinha, também elogiou o programa de aquisição dos produtos. “Nos ajuda bastante. E eu fico muito feliz porque muitas das famílias que vão receber esse mel talvez nem tivessem condições de comprar por causa do preço”, disse.  



“Os investimentos nos produtores rurais só poderia resultar em fartas colheitas de produtos no campo, além de vários outros programas que desenvolvemos para estimular a produção da agricultura familiar”, destacou o secretário de Agricultura e Pesca de Cariacica, Nilson Teixeira.