Escolas municipais de ensino fundamental recebem impressoras 3D

Cerca de 200 impressoras 3D estão sendo entregues nas escolas de ensino fundamental de Cariacica. As impressoras estão sendo distribuídas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme).

A previsão é que até o fim deste mês todas as escolas recebam os kits. Ao final das entregas, os professores das escolas contempladas passarão por uma capacitação para depois transmitir o conhecimento aos alunos.

De acordo com a secretária municipal de educação Luzian Belisario dos Santos, as impressoras vão apoiar os trabalhos desenvolvidos pelos profissionais junto aos alunos. “Essa entrega vai ampliar e agregar ao mundo tecnológico da educação. Aprender com tecnologias variadas, esse é o objetivo. Tudo isso para que a aprendizagem se torne ainda mais efetiva”, diz.

Antes os alunos da EMEF Padre Gabriel Roger Maire, em Porto Novo, uma das primeiras a receber os equipamentos, precisavam ir ao Ifes Cariacica para digitalizar seus trabalhos. Agora, com as cinco impressoras 3D os trabalhos serão mais rápidos.

A diretora da escola, Ana Maria Roriz Verissimo, aposta em mais projetos a serem desenvolvidos em sala de aula por meio das impressoras. “Não tem como mensurar a alegria em receber esse material. Vai acrescentar à aprendizagem e também no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Temos certeza de que vamos fazer ótimos projetos”, afirma.

Na EMEF Rosa Maria Reis chegaram seis impressoras 3D. A diretora Ana Lúcia Hilário Barbosa destaca que os equipamentos vão agregar ao conhecimento dos alunos. “A tecnologia faz parte do nosso dia a dia e por que não fazer parte da educação? Essa será uma ferramenta que vai ajudar no conhecimento dos alunos e dos professores, pois eles também são pesquisadores”, avalia.

Aluna do 6º ano da EMEF Rosa Maria Reis Deborah Santos, 11 anos, achou muito boa a iniciativa. “É uma melhoria para a escola. Vai agregar ainda mais ao ensino. É uma coisa a mais que a escola pode oferecer por meio de uma forma diferenciada de ensino”, conclui.

Já Gabriela Rocha, 11 anos, também aluna do 6º ano da EMEF Rosa Maria Reis, comemorou a chegada do material. “Acho incrível essas impressoras. Vai ser legal aprender um pouco de história, como a criação de um dinossauro, por exemplo, em uma máquina dessa. Vai ajudar demais no desenvolvimento da escola e dos alunos”, finaliza.

Confira a galeria de fotos: