Dia Internacional da Mulher: elas comandam com carinho e competência a biblioteca da cidade

Sorriso no rosto, acolhimento e competência. Essas são algumas das características que se destacam nas mulheres que comandam a Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas, em Campo Grande.

Com bom humor e carinho pelo trabalho, as bibliotecárias começam o dia organizando as obras, selecionando os exemplares que o público gosta de ler. Elas separam dicas semanais, contam um pouco da sinopse e recebem com prazer quem passa por lá.

Além disso, as auxiliares de serviços gerais e administrativo também são mulheres. A coordenadora da biblioteca, Júlive Argentina, conta que o ambiente é harmônico e que todas elas se dão bem. “Aqui a gente se ajuda. Uma apoia a outra e estamos sempre em conversa, buscando melhorias para o espaço”, ressalta.

Júlive destaca que a vocação em ser bibliotecária veio desde pequena. “Sempre gostei de história, mas não me via como professora. Gostava de ler e sempre fui 'ratinha' de biblioteca. Foi aí que percebi minha vocação em ser bibliotecária”.

Segundo a coordenadora, para ser uma bibliotecária é necessário ter formação superior, dedicação e muita disciplina. “Muitas pessoas acham que o ambiente da biblioteca é chato, que é local de castigo, mas ele pode ser muito legal. Depende muito também das pessoas que trabalham nela torná-la especial”, avalia.

Já a bibliotecária Léa Marta Colona não pensava em assumir a profissão, mas descobriu o gosto ao longo do tempo. “Eu queria seguir a carreira militar, mas desisti. Então, estava entre Serviço Social ou Biblioteconomia, o qual segui. No 6º período da faculdade me identifiquei com a biblioteca escolar. Depois disso, me apaixonei pela profissão”, explica.

A Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas ainda conta com uma estagiária. Amanda do Rosário está no 5º período do curso de Biblioteconomia e não pensa em outra profissão para sua vida. “Queria ser psicóloga, mas uma amiga que começou a fazer o curso de Biblioteconomia me indicou e disse que eu poderia gostar. No 1º período fiquei em dúvida se queria continuar, mas com o passar dos meses fui gostando e agora quero terminar logo para trabalhar na área”, comenta.