Defesa Civil de Cariacica participa de curso de capacitação em Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico

A partir desta segunda-feira (26) até esta quinta (29), a Defesa Civil de Cariacica participa do curso de capacitação em Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico. O curso é promovido pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) e está sendo ministrado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).

"É um momento importante de aprendizagem, no qual os técnicos municipais vão aprimorar as técnicas de setorizações de áreas de risco geológico e de identificação de áreas sujeitas a movimentação de solo decorrentes da ação de eventos adversos de natureza geológica. Dessa forma, a tomada de decisões relacionadas às políticas públicas voltadas a prevenção de riscos e desastres serão mais assertivas", ressaltou o coordenador da Defesa Civil de Cariacica, Jonathan Jantorno.

A equipe vai aprimorar técnicas sobre geologia básica, movimentos gravitacionais de massa, processos hídricos, processos erosivos, erosão costeira, cartografias de áreas de risco, cartas de suscetibilidade, entre outros aprendizados.

O objetivo do curso é adquirir, processar e gerar técnicas para elaboração de mapas, banco de dados e informes aplicados ao ordenamento, à gestão territorial e à geologia de engenharia e riscos geológicos; definir ações para recuperação e monitoramento dos passivos ambientais em áreas estabelecidas pela União; promover a difusão científica por meio da ministração de palestras e treinamentos, da elaboração de material didático e da visualização de informações geocientíficas, entre outras orientações.