Atletas de Cariacica brilham e colecionam vitórias no Grand Prix da Federação Capixaba de jiu-jítsu

O Espírito Santo inteiro estava com os olhos voltados para Cariacica com a realização do Grand Prix da Federação Capixaba de Jiu-jítsu Esportivo (FCJJE), que aconteceu neste domingo (25), no Ifes, em Itacibá. 

Participaram em torno de 320 competidores dos 78 municípios do Estado, inclusive de Cariacica, nas categorias infantil, master e adulto. A galera na arquibancada compareceu em peso para torcer bastante.



"O jiu-jítsu é uma arte marcial que se cria disciplina. Você passa a ter uma vida muito mais ativa e saudável. Com certeza é algo que todos deveriam fazer, pois só tem pontos positivos", disse o diretor da FCJJE e organizador do evento, Vinicius Prudêncio.



Dentre os diversos competidores, tanto do Estado quanto de Cariacica, tem família na qual todo mundo é treinador ou competidor. É o caso do empresário Dandison Patrocínio, 43 anos, morador de Rosa da Penha. Ele é da categoria master e começou a competir há 10 anos. Também é treinador de seus dois filhos: Estevão e Valentina. Motivos de orgulho para o pai. A esposa, Raquel, já foi treinadora. Já ganhou importantes campeonatos. Já foi vice-campeão três vezes em campeonato mundial; terceiro lugar em campeonato nacional, ambos em São Paulo, além de estar entre os cinco melhores de sua categoria. 


Dandison detalha como começou a gostar da arte marcial. "Eu fui influenciado por minha esposa, que sempre gostou muito de luta. Já eu gostava de futebol. Ela me convenceu, comecei a fazer kickboxing e, logo depois, o jiu-jítsu. Meus filhos lutam também, e espero que eles sigam na carreira", afirmou.



E a pouca idade dos filhos de Dandison já representa muito para eles. Valentina Patrocínio, de 12 anos, mora em Nova Brasília e começou a lutar com 7 na categoria infantil. Já ganhou um campeonato brasileiro da arte marcial em São Paulo. "Eu gosto muito das pessoas do jiu-jítsu e pretendo seguir em frente, com o apoio da minha família e dos meus amigos", disse.



"É uma experiência muito boa, requer muito treinamento para chegar aqui e conseguir a vitória. O jiu-jítsu é a minha paixão", comentou Estevão Patrocínio, de 13 anos, que compete na categoria infantil. Ele é filho de Dandison e Raquel e morador de Rosa da Penha. Ele começou a treinar com 3 anos e já possui a vitória em um campeonato mundial em São Paulo.


Torcida




Na arquibancada, com os olhos atentos e torcendo para a família, estava a esposa de Dandison, mãe de Estevão e madrasta de Valentina, a empresária de 43 anos Raquel de Oliveira Alves. Ela não esconde o quanto é grata pela família ser formada por grandes campeões.


"É prazeroso ter a família inteira no jiu-jítsu e eu tenho orgulho da carreira de todos eles. Convenci todos a praticarem a arte marcial. Era treinadora, precisei parar, mas procuro incentivá-los todos os dias", disse ela, orgulhosa. 


Confira a lista dos atletas competidores de Cariacica e que foram campeões no Grand Prix da Federação Capixaba de Jiu-jítsu Esportivo


Valentina Patrocínio


Estevão Patrocínio


Jéssica Coutinho


Gabriel Neves


Diana Ribeiro


Carlos Brusco


Mariah Dettiman


Henrique Castro


Wellis Ribeiro


Dimas Simões