Vacinação contra a dengue em Cariacica neste sábado e domingo

O sábado e o domingo serão de vacinação contra a dengue em Cariacica. A imunização acontecerá em dois locais: no evento Cariacica + Perto de Você e no Shopping Moxuara.


Na 16ª edição do Cariacica + Perto de Você, a vacinação começa a partir das 8 horas. O evento será em Porto Novo, no antigo Campo do América, na Rua São João, quando também estão disponíveis vários serviços para a população. Já a partir das 10 horas, o imunizante será disponibilizado também no posto do Shopping Moxuara, no bairro São Francisco, até as 17 horas.


Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) a imunização acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30. Para ser atendido, o pai ou responsável deve levar a caderneta de vacinação da criança e apresentar um documento de identidade.


A vacinação contra a dengue começou nesta sexta-feira (23) por livre demanda. O público-alvo é de crianças de 10 e 11 anos. O pontapé inicial foi na Unidade Básica de Saúde de Morada de Santa Fé por volta das 11 horas.


Durante toda esta sexta outras UBS que contam com sala de vacinação começam a receber as doses.


"Hoje vivemos um momento muito importante. Essa primeira fase é um grande passo para a erradicação da dengue em nossa cidade. Nossas equipes estão preparadas e a vacinação começou a todo vapor", afirmou o secretário de Saúde de Cariacica, César Colnago.


Cariacica recebeu 9.792 doses para a vacinação do público de 10 e 11 anos, conforme preconizado pelo Programa Nacional de Imunização. Essa faixa etária concentra o maior número de hospitalizações por dengue.


Os números mostram que, em todo o Brasil, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.