Do campo à mesa: treinamento qualifica produtoras rurais para produção de biscoitos caseiros

Para ganhar uma renda extra com a produção de produtos caseiros, 15 produtoras rurais de Cachoeirinha, região rural de Cariacica, participaram no sábado (17) e domingo (18) de um treinamento, oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), onde aprenderam a produzir biscoitos, rosquinhas e outras delícias.

A iniciativa faz parte do Programa Capacitação Rural, desenvolvido pela Prefeitura de Cariacica, que visa fomentar a atividade econômica da região. “O programa é uma ação importante que tem proporcionado maior desenvolvimento econômico, qualidade de vida e renda para os produtores rurais”, afirmou o secretário municipal de Agricultura e Pesca de Cariacica, Nilson Teixeira.

A confeiteira Lenicelia Silva Barbosa aprovou a ideia. Ela contou que é a terceira vez que participa dos cursos oferecidos pela prefeitura. “Eu já fazia bolos e doces, mas agora é uma chance de me especializar e ter mais uma opção para oferecer ao meu cliente. É uma forma de me manter atualizada sobre as técnicas de confecção dos produtos”, disse.

A instrutora do curso pelo Senar, Jane Meneguelli, explica que o curso é voltado à capacitação e desenvolvimento do lado empreendedor das pessoas que trabalham no campo.   “Ensinamos técnicas adequadas para produção de biscoitos de forma profissional. A procura por essa capacitação é muito alta e as participantes aprendem a fazer produtos de qualidade para colocar no mercado e conseguir uma renda extra”, concluiu.