Prefeitura de Cariacica homenageia os 150 Anos da Imigração Italiana no Brasil

O Espírito Santo e o Brasil celebram neste mês um marco histórico que moldou a cultura e a sociedade brasileira: os 150 anos da imigração italiana. Em 21 de fevereiro de 1874, o navio La Sofia atracava no Porto de Vitória, trazendo consigo 380 famílias italianas e dando início a uma onda migratória que deixaria um legado duradouro no país.

O Dia Nacional do Imigrante Italiano é uma homenagem a esse momento, reconhecendo a coragem e a determinação daqueles que deixaram sua terra natal em busca de novas oportunidades e horizontes no Brasil.

A chegada do La Sofia é considerada o ponto de partida oficial da imigração italiana, um capítulo na história da formação da identidade nacional brasileira. A jornada desses imigrantes foi marcada por desafios significativos, desde a adaptação a um novo país até a superação de barreiras linguísticas e culturais. No entanto, a resiliência dos italianos construiu uma nova vida e contribuiu para o desenvolvimento do Brasil.

Assim como em diversas outras cidades, Cariacica é a casa de diversos descendentes italianos, que também contribuiram no desenvolvimento de nossa cidade.

Neste sábado (17), os 150 anos da imigração italiana no Espírito Santo estão sendo celebrados. O evento conta com a presença de descendentes dos primeiros italianos que desembarcaram no Estado e acontece em Vitória.

A celebração pelos 150 anos da Imigração Italiana no Espírito Santo é apoiada pela Prefeitura Municipal de Cariacica