Vai ficar em casa no carnaval? Redobre os cuidados na prevenção à dengue!

No período do carnaval, a tendência é que a maioria das pessoas viagem e essa pode ser uma brecha para o Aedes Aegypti, transmissor da dengue, se reproduzir. Mas, para quem não vai sair de casa, atenção total para prevenir a doença e curtir os dias de folia saudável e em tranquilidade.


O período de calor provoca muitas chuvas, desta forma o mosquito tem um ambiente propício para se reproduzi, por isso é preciso fiscalizar os recipientes que possam acumular água e servir como criadouro para as larvas do mosquito.


Segundo a coordenadora do Centro de Zoonoses, Regina Miranda, neste período a atenção deve ser redobrada. “Como a maioria das pessoas estarão em casa, o cuidado com a limpeza do quintal e plantas deve ser priorizado. Aproveitar esse momento de descanso em casa e fazer uma lista dos possíveis problemas é excelente, assim evitamos a proliferação da dengue, afinal a maioria dos problemas estão para dentro dos muros das casas e não fora”, disse Regina.



A coordenadora reforça que é necessário eliminar qualquer foco de água, como escovar a parede dos recipientes que são utilizados em quintais e podem acumular água depois de um período de chuva, por exemplo.


“Se possível, guarde esses materiais em locais protegidos para não acumularem água. É importante lembrar que as fêmeas desse mosquito põem os ovos na parede de recipientes, e não na lâmina de água. Eles sobrevivem até um ano sem contato com a agua, por isso é muito importante lavar bem esses recipientes e deixá-los secos, pois podem eclodir quando em contato com a água”, ressalta.


Regina destaca que mesmo em casa é importante utilizar o repelente, pois ele protege a pele e evita que o morador seja picado. Além disso, as mesmas recomendações devem ser seguidas por quem aluga uma casa para temporada e vai entregar o imóvel após o feriado.


“Nesses imóveis é importante verificar os vasos de plantas, baldes, piscinas, vasos sanitários, garrafas e qualquer objeto que possa acumular água nas casas. Os cuidados são os mesmos”, conclui a coordenadora.



Com 10 minutinhos, você pode evitar a proliferação do mosquito. Confira algumas dicas:


• Verifique se calhas estão limpas, sem acúmulo de folhas;
• Confira se os ralos pluviais se estão secos;
• Descarte objetos que estavam jogados no jardim ou quintal;
• Preste atenção em plantas, como bromélias, ocos de árvores, que podem acumular água;
• Coletores de água de geladeira, ar-condicionado e vaso sanitário, que deve ficar com a tampa fechada;
• As garrafas devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou de boca para baixo;
• Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas;
• Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão no mínimo duas vezes por semana;
• Mantenha as caixas d’água, cisternas e poços fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.