Ação orienta sobre como reconhecer e denunciar o assédio durante a folia

Uma ação de conscientização sobre assédio e a importunação sexual foi realizada na manhã desta sexta-feira (9), na Praça de Campo Grande, em Cariacica. O evento, que integra a campanha “Não é Não”, foi promovida pela Secretaria da Mulher e Direitos Humanos (SEMDH).


Durante a ação, as equipes, incluindo a da Saúde e a do Centro Margaridas, realizavam abordagens a pessoas ao longo da via para orientações e entrega de material com informações sobre o que é assedio sexual, onde e como denunciar, além de outros informativos sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.


Enquanto as equipes chamavam atenção sobre a importância das denúncias nos casos de assédio ou importunação, técnicas do Programa da Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde, também faziam a distribuição de panfletos educativos e preservativos masculinos e femininos como forma de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).



“Eu gostei muito dessa campanha. Ela é muito importante porque reforça a ideia de que temos que denunciar qualquer tipo de abuso, assédio ou beijo forçado. E também porque é bom saber que temos gente trabalhando por nós”, opinou Gabriela Emmerick, de 19 anos, moradora de Campo Grande.



Já Maria Rosângela, de 61 anos, de Campo Grande, destacou os benefícios da prevenção. “Acho muito bom que incentivam as pessoas a usarem preservativo e como forma de prevenir doenças. E, em caso de abuso, temos que denunciar”, enfatizou.



“A nossa ação visa orientar as mulheres para que todas saibam reconhecer e a se defender do assédio ou da importunação sexual, principalmente nessa época de carnaval, porque recisamos mudar a mentalidade de alguns homens em relação ao respeito às mulheres”, explicou a secretária da Mulher e Direitos Humanos de Cariacica, Samiramis Baldotto Silva Lessa.