Expectativas e alegria marcam o retorno às aulas na rede municipal de Cariacica

Depois de um período de férias, os sinais das escolas da rede municipal de Cariacica voltaram a soar. Na manhã desta segunda-feira, dia 5, a rotina da educação voltou. Nos portões, pais deixam seus filhos. Nos corredores e salas de aula, a alegria de rever os amigos e os professores tomou conta de cada local.

Cariacica possui 126 unidades de ensino, entre Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) ou Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs). Ao todo, são cerca de 50 mil estudantes que voltam às aulas nesta segunda, pelo tempo regular, ou na quarta-feira (7), no tempo integral.

Em várias escolas, as salas de aula foram decoradas com carinho, e as equipes pedagógicas receberam os alunos com atividades lúdicas para acolher a todos. A adaptação ao retorno presencial ocorreu de forma tranquila.

Na EMEF São Jorge, do bairro Rio Marinho, por exemplo, serão 42 turmas, totalizando mais de 1 mil estudantes. No local, crianças foram recebidas com brincadeiras e acolhidas por toda a equipe da escola.

Já na EMEF Valdici Alves Baier, no bairro Antônio Ferreira Borges, o primeiro dia letivo contou com a presença da secretária de Educação, Luzian Belisario,que participou da recepção aos alunos.

"A educação é um pilar fundamental para o crescimento saudável e a formação de cidadãos responsáveis. Estamos comprometidos em oferecer um ambiente educacional seguro e de qualidade", destacou a secretária.

Investimentos

Para acolher os alunos e proporcionar um ambiente mais confortável, a Prefeitura de Cariacica realizou obras em 28 unidades educacionais e na sede da Secretaria de Educação (Seme).

Os investimentos nas obras ultrapassam o valor de R$ 2,8 milhões. Foram realizadas melhorias em diversos Centros de Educação Infantil (CMEI), além de escolas de Ensino Fundamental.

Dentre as melhorias, estão a instalação de alambrados em diversas unidades, além de pinturas, execução de muro, construção de reservatórios, reforma de coberturas, troca de piso, manutenção elétrica e ampliação de salas, de acordo com a necessidade de cada unidade contemplada.