Carnaval 2024: últimos preparativos para a Boa Vista brilhar no Sambão do Povo neste sábado (3)

Na disputa para conquistar a sétima estrela e ser campeão do Grupo Especial do Carnaval de Vitória, que será neste sábado (3), o Grêmio Recreativo Cultural Esportivo Social Escola de Samba (GRCESES) Independente de Boa Vista vai contar a história do município de Viana com o enredo "Viana, Divinamente Brasileira", no Sambão do Povo.


A agremiação de Itaquari tem como mascote a águia e é a terceira a desfilar e está prevista para entrar na avenida por volta de 0h24 da madrugada de domingo (4).


A Boa Vista vai contar com quatro carros alegóricos, destaque para um acoplado com 28 metros de comprimento, dois tripés, entre 2 mil e 2,2 mil componentes, além de 18 alas, sendo duas coreografadas, incluindo a comissão de frente, e três casais de mestre-sala e porta-bandeira.


A dupla de carnavalescos é do Rio de Janeiro e é composta por Robson Goulart, tricampeão pela Boa Vista, e Cahê Rodrigues, que fez grandes carnavais no Rio e foi assistente do renomado carnavalesco Joãosinho Trinta. 



"São seis meses de muito trabalho e está chegando a hora. Nosso objetivo é buscar o heptacampeonato. Estamos com belos carros alegóricos, fantasias muito bem elaboradas. A gente pretende levantar o público no Sambão do Povo e, se tudo der certo, comemorar muito. Convido todo mundo a torcer e desfilar pela Boa Vista e cair no samba!", disse, confiante, o intérprete e presidente da Boa Vista Emerson Xumbrega. 


No barracão, localizado embaixo da Segunda Ponte, os preparativos estão a todo vapor, como a alegoria de Maria Fumaça, que irá surpreender o público.



Os mais de 30 funcionários, entre soldadores, eletricistas e aderecistas do Brasil, com destaque para Parintins (AM) e Rio de Janeiro, trabalham incansavelmente para contar a história do município de Viana, desde à chegada dos imigrantes; festas do Divino Espírito Santo e da Cana e do Mel; polo cervejeiro de Araçatiba; Ruínas de Belém, até os dias de hoje.



Um desses funcionários é o aderecista de 30 anos Wriam Carlos Trajano da Silva, que é de Belford Roxo (RJ) e está na Boa Vista pela primeira vez. Ao mesmo tempo, ele também é aderecista das escolas de samba Paraíso do Tuiuti e Vila Isabel, ambas do Grupo Especial do Rio de Janeiro.


Ele disse que a equipe está comprometida e que o Carnaval de Vitória está cada vez melhor. "O trabalho está muito bom, muito bem acabado. A equipe é ótima. A Boa Vista vem, como todos os anos, para ganhar. Todo mundo ajuda e se compromete com o trabalho da escola. O carnaval de Vitória evoluiu bastante, é muito grande, bem estruturado. Vamos dar o sangue para poder ganhar o carnaval", destacou Wriam.


Samba-enredo


Este ano, o Grêmio Recreativo Cultural Esportivo Social Escola de Samba (GRCESES) Independente de Boa Vista vai contar a história de Viana, e mostrar as belezas naturais, potenciais artísticos e culturais da cidade, com o samba-enredo "Viana, Divinamente Brasileira".


Cante o samba


A inspiração vem dos Açores
Laços cravejados nessa terra
Eternizam a santíssima trindade
Num relicário de fé e devoção
Minh'alma se enche de graça
Em Araçatiba a nossa raiz
Africanidade quilombola
Revivo a história
Dos meus ancestrais
É doce a caiana dos filhos d'ajuda
Amargo passado do canaviais 


Bate tambor, congo ê!
Nini vai contar
Mulembá menina derrama seu pranto no chão
Bate tambor, congo, ê!
Mãe Petronilha
Herança, orgulho da região


As chamas trouxeram tristeza
Pilharam as suas riquezas
Lembranças das ruínas de Belém
Saberes de muitos encantos
Sabores por todos os cantos
Que delícia de lugar!
Eu vou cruzar a estrada da emoção
Recanto de cultura brasileira
Patrimônio abençoado
É a minha cidade, cada dia melhor
Boa vista faz canção!


Voa águia independente
Viana balança o coração da gente
Divinamente canto a sua trajetória
Um brinde ao futuro no trem da memória