Prefeitura faz mutirão contra a dengue em Vila Independência nesta sexta (2)

A Prefeitura de Cariacica segue firme no combate à dengue. Dando sequência às ações, as equipes de Agentes de Combate as Endemias realizarão visitas para controle de criadouros no bairro Vila independência, nesta sexta-feira (2).

A ação organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) começou nos dias 18 e 19 de janeiro, através dos bloqueios devido a notificações de dengue registradas no bairro. Desta forma, as visitas de casa em casa seguem intensificadas.

As visitas visam a conscientização e checagem da existência de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Vale destacar que diariamente o carro fumacê passa pelas ruas de Vila Independência. A recomendação é que ao passar, as portas e janelas sejam abertas para que o inseticida entre nos imóveis.

A única forma de combater a dengue é eliminar o vetor (mosquito) transmissor do vírus. Por isso é tão importante a conscientização e o apoio da população.

Ações importantes para controle da dengue:

• Manter limpos os quintais e caixas d’água (que devem estar sempre tampadas);

• Limpar as calhas das residências, que não podem acumular água da chuva;

• Colocar areia nos pratinhos de plantas;

• Instalar telas finas nos ralos para evitar que o mosquito se prolifere nesses ambientes;

• Guardar pneus, garrafas e qualquer outro tipo de vasilhame ou objeto que possa acumular água e se tornar criadouro;

• Caso a pessoa tenha contraído a dengue, é importante usar repelente durante o período dos sintomas para evitar a picada do mosquito e consequente disseminação para outras pessoas.