Diretores participam de reunião de planejamento escolar antes da volta às aulas

As aulas nas escolas da rede municipal de ensino começam no dia 5 de fevereiro, mas as equipes pedagógicas das unidades de ensino já estão se preparando para a volta às aulas. Nesta quinta-feira (25), mais um grupo de diretores e vice-diretores escolares participou de uma reunião de alinhamento para início do ano letivo.

Os encontros serão realizados ao longo da semana com os diretores e vice-diretores das 126 escolas da rede municipal de ensino de Cariacica.

A subsecretária pedagógica de Cariacica, Vanusa Stefanon, disse que o encontro visa o alinhamento das ações pedagógicas e administrativas que serão desenvolvidas nas escolas da rede municipal. “Foram apresentados as metas e os objetivos que pretendemos alcançar ao longo do ano para reforçar a aprendizagem e permanência dos alunos nas escolas”, explicou.

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Amenophis de Assis, em Vale Esperança, Walkiria Baldan, participou da reunião e destacou a importância desses encontros. “Esses encontros são fundamentais para nos auxiliar no início do ano. É um momento de compartilhamento e preparação de toda nossa equipe”, disse.

“A Secretaria de Educação tem feito essas reuniões orientativas com diversos setores da secretaria. A partir dessas reuniões, nós diretores replicamos tudo que é passado e assim começamos o ano de forma planejada e organizada”, destacou Leanildes Nascimento e Silva, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral (EMEFTI) Antônio Esteves, Vera Cruz.

Além das ações pedagógicas também foram abordadas temáticas de organização administrativa e financeira, como: corresponsabilidade de gestão, gestão de pessoas, organização da alimentação escolar, fluxo de processos administrativos, planejamento de recursos das caixas escolares, entre outros.

"A organização administrativa e financeira nas escolas públicas é a base para uma educação de qualidade. Ela garante que os recursos sejam bem utilizados e que as necessidades dos alunos sejam atendidas de forma eficiente e transparente", disse o subsecretário para assuntos administrativos de Educação Arthur Teles.