Conjuntivite: veja os cuidados para se prevenir

O verão é uma estação com muito sol e calor, apesar das chuvas neste período. Com ela, também é comum aparecerem mais casos de doenças de verão, como a conjuntivite.


Conforme o Ministério da Saúde, a conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas. Ela pode ser aguda ou crônica, afetar um dos olhos ou os dois.


Causas


A conjuntivite pode ser por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes (poluição, fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou de maquiagem). A mais comum delas é a conjuntivite primaveril, ou febre do feno, geralmente causada por pólen espalhado no ar. A conjuntivite pode ser causada, também, por vírus e bactérias. Nestes casos, ela é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato direto com as mãos, com a secreção ou com objetos contaminados.


Confira dicas para evitar a conjuntivite


Para prevenir a doença, deve-se evitar aglomerações e o compartilhamento de itens levados ao rosto, como toalhas, maquiagem, pincéis e fronhas. É fundamental higienizar as mãos e olhos com frequência. Caso surjam sinais da doença, deve-se procurar uma Unidade de Saúde para avaliação, diagnóstico e tratamento.