Morador de Cariacica tem vida transformada após entrar para o Centro de Convivência da Pessoa Idosa

Geralmente, superar a dor do luto não é nada fácil. As pessoas podem ficar perdidas, e acabam precisando de ajuda. Ele estava procurando um rumo na vida quando encontrou uma solução: o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI), localizado em Jardim América. Esta é a história do mecânico de manutenção Sebastião Francisco Martins, de 69 anos, morador de Alto Lage.


Seu Tatão, como é conhecido, nasceu em Linhares e mora em Cariacica há mais de 40 anos. Possui dois filhos, Sérgio, de 47 anos, que está em Linhares, e Suelen, 41, que mora em Jardim América. Ele ainda tem duas netas: Betina, de 5, e Antonela, de 15 anos.


Ele passou pela dor do luto. Várias vezes. Perdeu o irmão, dois sobrinhos, o cunhado, a esposa, entre outros familiares. Por conta disso, Sebastião começou a frequentar os bares da vida. Viu na bebida aquilo que o futuro não poderia entregar para ele, que precisava de uma luz no fim do túnel. A filha, Suelen, foi a esperança.


"Um dia, minha filha mais nova chegou para mim e disse que tinha um lugar que poderia gostar. 'Pai, aqui no bairro vai abrir um centro de convivência onde as pessoas jogam, brincam, fazem músicas, participam de brincadeiras. O que acha do senhor começar a frequentar?' Ela viu como era, conheceu o espaço, e um dia resolvi ir", relatou Sebastião.


Transformação



Suelen convenceu o pai, e ele passou a frequentar o CCPI em 2022, ano que foi inaugurado o espaço. Seu Sebastião estava lá. E daí para frente, Seu Tatão teve a vida transformada e, ao longo dos anos, o copo no bar começou a ficar cada vez mais vazio. 


No CCPI, Sebastião fez amigos, faz versos de música, participa de oficinas, colônia de férias, teatro, artesanato, já comemorou aniversários, pratica atividades físicas e lúdicas, e até indicou quatro pessoas para frequentar o ambiente.


E ele gosta muito de frequentar o espaço. "Aqui sou feliz e encontrei a esperança que eu precisava. Sou grato a todos que me fizeram sorrir novamente. Nos dias que não venho, eu cuido das minhas netas. Indico o CCPI para quem precisar ocupar a vida e se sentir vivo". A história teve um final feliz.


"O objetivo do CCPI é retirar a pessoa idosa do isolamento social. Essa é a nossa missão", disse a secretária de Assistência Social Danyelle Lirio. Carla Resende, coordenadora do CCPI, afirmou que o ambiente é um lugar de empoderamento para eles. 


CCPI


O Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) é um serviço ligado à Secretaria de Assistência Social, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Atualmente, o local possui 200 pessoas a partir dos 60 anos de idade e que moram em Cariacica. 


As turmas são divididas sempre às segundas e quartas e às terças e quintas. Fica na rua Honduras, 37, em Jardim América.




O CCPI oferece serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, por meio da realização de oficinas, teatro, esporte, jogos, artesanato, dança e música, além do atendimento psicossocial. Para entrar no CCPI, é ncessário fazer uma entrevista psicossocial. Quando novas vagas forem abertas, o serviço entrará em contato.