Curso ensina mulheres a fazer doces, salgados e a ganhar uma renda extra na zona rural de Cariacica

Na região rural de Cariacica, três empreendedoras abriram uma fábrica, e o nome é diferente: a Fábrica de Salgados das Mininas (com "i", mesmo), na localidade de Cachoeirinha. Elas resolveram buscar parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para agregar mais alunas. Nesta semana, 13 meninas participaram de um curso de treinamento para produção de doces e salgados para festas.


O curso, ministrado pela instrutora do Senar, Vilma Valadares, começou na terça-feira (16) e foi finalizado nesta quinta (18). As participantes, que são das localidades de Cachoeirinha, Munguba e Sabão, aprenderam normas básicas de higiene, função dos ingredientes, e aprenderam, na prática, como fazer os salgados e doces.


Foram produzidos 1,7 mil salgados, como coxinhas, risoles, croquetes, empadas e trouxinhas, e 400 doces, como bombom de coco, nozes e uva, brigadeiro, palha italiana, entre outras delícias. A maioria das alunas utilizam o curso para empreender e ganhar uma renda extra, mas há outras que aprimoram técnicas para o bem-estar da família.



É o caso de Arlete Barcelos Santos, de 82 anos. Ela, que é aposentada e moradora de Cachoeirinha, contou como foi o curso e qual o objetivo de realizar o treinamento. "Eu gostei muito do curso, aprimorei minhas técnicas para fazer doces e salgados para os meus netos, minha nora, e todos os meus familiares. Para mim, foi gratifcante", destacou.



A empreendedora Geisebel Caus Trancoso, de 39 anos, já vende doces para fazer uma renda extra. Ela trabalhava na Ceasa quando resolveu se dedicar ao próprio negócio. "O curso trouxe muitas técnicas, como por exemplo lucrar mais e ter controle das vendas. Atualmente faço em média 300 doces para vender, e espero que o curso me permita ter uma fonte de renda maior", disse ela, que é da localidade de Munguba.


"É uma oportunidade de trazer conhecimento e renda para as alunas e mulheres do campo", complementou o secretário de Agricultura e Pesca de Cariacica, Nilson Teixeira. 


Mais cursos


Em fevereiro, a Semap, em parceria com o Senar, vai abrir mais inscrições para cursos. Desta vez, será para treinamento de produção de biscoitos doces e recheados.