Prefeitura inicia projeto de melhoria da pecuária de corte e leite em propriedades rurais de Cariacica

Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) iniciaram uma série de visitas a propriedades rurais de Cariacica para o desenvolvimento do projeto de melhoria da cadeia pecuária de corte e do leite no município. O projeto está sendo desenvolvido sob a coordenação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Nessa primeira fase, serão atendidos 30 produtores rurais.  


Com duração de 28 meses, a iniciativa está sendo implantada com o objetivo de fortalecer e aprimorar a produção pecuária e promover o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva para proporcionar avanços na realidade do produtor rural no município.  


O modelo de atendimento do programa consiste em uma visita mensal de quatro horas em cada propriedade, de forma individualizada. Na ocasião, os técnicos do Senar e da Semap realizam um diagnóstico para adequação tecnológica e adoção de práticas modernas e eficientes, além de capacitar os produtores com técnicas mais avançadas.    


“O projeto é inovador não apenas pela melhoria da produtividade, mas também em função do compromisso com a sustentabilidade ambiental e social, refletindo o espírito de crescimento equitativo e duradouro”, destacou o secretário de Agricultura e Pesca, Nilson Teixeira.  


O produtor rural Ademir Degasperi avaliou o projeto como positivo. “É mais do que uma oportunidade de crescimento econômico. É a chance de transformarmos a realidade da nossa propriedade. As expectativas são altas, e os sinais iniciais são promissores, com a implementação de boas práticas agrícolas, manejo sustentável e inovações tecnológicas”, disse  


A execução e coordenação do projeto está a cargo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Senar.