Novo Centro Administrativo realiza quase sete mil atendimentos à população no primeiro mês de funcionamento

Um total de 6.967 serviços já foram realizados no Novo Centro Administrativo de Cariacica. O local, inaugurado no início de dezembro, completou um mês de funcionamento na última semana e segue aprovado pela população.


A lista dos serviços mais procurados é liderada pelo protocolo. Foram 1.310 atendimentos do tipo aos moradores de Cariacica. Ainda há destaque para o serviço de recadastramento, com 978 atendimentos; consulta de débitos, com 761 atendimentos, 534 atendimentos no Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe), além de diversos outros serviços.


O novo Centro Administrativo de Cariacica fica no bairro Vera Cruz. Com três andares e seis pavimentos, o prédio tem capacidade de atendimento para mais de 25 mil pessoas por mês e oferece mais de 100 serviços de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas.



Soraia Ruy Soares Coutinho é diretora escolar e esteve no Novo Centro Administrativo pela primeira vez. Além de elogiar o rápido atendimento, ela aprovou o espaço. "Eu vim para trazer uns documentos e gostei muito do espaço, que ainda não conhecia. Está climatizado e tem um atendimento excelente. A gestão está de parabéns!", afirma.



O José Cleber Herbert, do bairro Vila Palestina, também buscou atendimento no local pela primeira vez e aprovou a nova estrutura. "Gostei muito do espaço. Ficou muito bom. Antes era preciso atravessar a pista para fazer os serviços, mas agora está deste lado. Ficou bem melhor", disse.



Além de concentrar todos atendimentos ao público, o novo Centro Administrativo de Cariacica, que fica na Avenida Alice Coutinho, sedia as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semdei), Assistência Social (Semas), Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), Mulher e Direitos Humanos (Semdh), Defesa Social (Semdefes), e diversos órgãos da administração municipal.


O prédio também abriga vários órgãos, como a Guarda Municipal, Gerência de Trânsito, videomonitoramento e Cerco Inteligente de Cariacica.



Mais agilidade e comodidade para o cidadão, mas também é mais conforto para o servidor. O engenheiro Felipe Mangabeira, da Semdec, trabalhou também no antigo local de atendimento. Para ele, a estrutura dá mais comodidade para todos.


"Trabalho há cerca de 8 anos e essa é uma conquista muito importante, tanto para o munícipe, quanto para o servidor. Melhoroou o ambiente de trabalho e está bem mais estruturado, com melhores condições para trabalhar e atender ao público", comemora.


Confira os serviços que serão oferecidos no Centro Administrativo de Cariacica


Secretaria de Finanças



  • Informações gerais / Orientações

  • Localização de imóvel / Inscrição Imobiliária IPTU

  • Consulta de Débitos

  • Previsão de Pagamento / Parcelamento de Débitos

  • Parcelamento de Débitos

  • Emissão de 2º via de Documentos de Arrecadação (Boletos)

  • Solicitação de Prescrição de Débitos

  • Emissão de Certidão Negativa de Débitos

  • Emissão de 2ª Via de Carnê de IPTU

  • Emissão de 2ª Via de Carnê de ISSQN

  • Emissão de 2ª Via de Carnê de Vistoria Anual

  • Emissão de 2º via de Carnê de Parcelamento

  • Emissão de Taxa de Expediente

  • Emissão de Taxa de Transferência IPTU

  • Requerimento de Imunidade Tributária

  • Requerimento de Isenção de Taxas

  • Requerimento de Devolução / Compensação de Pagamento

  • Requerimento de Cancelamento de Débitos Pagos

  • Protocolo de Certidão de Tempo de Cadastro IPTU

  • Entrega de Certidão de Tempo de Cadastro IPTU

  • Emissão de Ficha de Lançamento Imobiliário

  • Requerimento de Revisão de Lançamento

  • Requerimento de Transferência de Sujeição Passiva

  • Requerimento de Averbação

  • Requerimento de Retificação de Nome de Proprietário / Posseiro

  • Requerimento de Cadastramento de Imóvel

  • Requerimento de Registro de Prestador de Serviços - PF

  • Requerimento de Baixa de Registro de Prestador de Serviços - PF

  • Protocolo de ITBI

  • Emissão de Boleto de ITBI

  • Emissão de Certidão de Quitação de ITBI

  • Requerimento de Isenção de IPTU

  • Renovação de Isenção de IPTU

  • Entrega de TCRS (Taxa de Coleta de Lixo)

  • Cadastro de Contribuinte


Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação



  • Procon


    • Abertura de reclamações

    • Acompanhamento de processos

    • Instruções de documentação para abertura de reclamações

    • Alvará de Funcionamento e inscrição municipal









        • Centro Integrado de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - CIAMPE

        • Programa Nossocrédito

        • Sala do Empreendedor

        • Setor de Inovação

        • Atendimento ao empresário

        • Agência do Trabalhador


          • Oferta de vagas de emprego

          • Cadastro para adolescentes aprendizes

          • Cadastro para estágio

          • Cadastro para cursos de qualificação profissional

          • Cadastro para empregadores 



        Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente



        • Requerimento de Aprovação de Projeto Arquitetônico

        • Requerimento Aprovação de Memorial de Projeto Hidrossanitário

        • Orientações sobre construção de Calçada Cidadã

        • Requerimento de Regularização de Edificações

        • Solicitação de licença para construção;

        • Solicitação de habite-se;

        • Requerimento de licença para reforma simples;

        • Solicitação de Cadastro de Ambulante

        • Solicitação de cadastro de Feirante

        • Solicitação de Feira Livre

        • Requerimento de aprovação de projetos de parcelamento de solo;

        • Solicitação de remembramento ou desmembramento de lotes;

        • Solicitação de visto de confrontação;

        • Solicitação de certidão de logradouro e numeração;

        • Requerimento para Castração de Cães e Gatos Domésticos (Programa Cariacica Castra Legal)

        • Solicitação de Recolhimento de animais silvestres

        • Realização de Feira de Adoção de Animais;

        • Requerimento de anuência para extração mineral;

        • Requerimento de anuência para lançamento de efluentes na rede de drenagem pluvial;

        • Elaboração de programas de Educação Ambiental

        • Requerimento de Licenciamento Ambiental;

        • Requerimento de Dispensa de Licenciamento Ambiental;

        • Protocolo de Carta Consulta;

        • Requerimento de autorização para poda ou supressão de árvores;

        • Denúncias sobre construção Irregular

        • Denuncia sobre criação Irregular de animais

        • Denúncias de crimes Contra o Meio Ambiente

        • Denuncias de poluição sonora (Disque Silêncio)

        • Denuncias de atividades poluidoras

        • Denuncias de descarte irregular de resíduos (lixo)

        • Denuncias de desperdício de água

        • Denuncias de irregularidades nas  feiras livres

        • Denuncia de maus-tratos a animais

        • Denuncia sobre ordenamento urbano (posturas)

        • Denuncia de de queima irregular de resíduos (lixo)

        • Denuncia de lançamento irregular de esgoto

        • Denuncia de Invasão de Logradouro

        • Denuncia de Invasão de Terreno Público

        • Denuncia de Terreno Abandonado

        • Protocolo de Recurso de Auto de Infração

        • Protocolo de documentação geral em atendimento às notificações da Semdec


        Secretaria de Assistência Social



        • Informações gerais


        Secretaria de Saúde



        • Cadastro do Cartão SUS

        • Informações e orientações


        Secretaria de Defesa Social  



        • Solicitação de atividades de educação para o trânsito em escolas, empresas e outros

        • Requerimento de credencial para vaga especial de estacionamento para idoso ou pessoa com deficiência

        • Consulta de autuação de infração de trânsito

        • Requerimento de recurso de infração de trânsito

        • Requerimento de recurso de indicação de real condutor

        • Solicitação de remoção de árvore em risco de queda

        • Solicitação de inspeção de imóveis em risco

        • Requerimento de renovação de alvará de transporte individual (TÁXI)

        • Requerimento de transferência de permissão do transporte individual (TÁXI)

        • Vistoria de transporte individual (TÁXI)

        • Requerimento de interdição de via para eventos

        • Requerimento de interdição de via para obras

        • Requerimento de sinalização viária

        • Solicitação de redutor de velocidade (quebra-molas)

        • Solicitação de apoio/acompanhamento de agentes de trânsito

        • Solicitação de apoio/acompanhamento de guarda municipal

        • Solicitação de fiscalização de trânsito de irregularidades de veículos


        Secretaria de Habitação



        • Requerimento para início de processo de regularização fundiária


        Secretaria de Serviços



        • Recadastramento de jazigos

        • Liberação de sepultamentos nos cemitérios municipais