Aquaviário: viagens noturnas partindo de Cariacica começam no dia 29 de janeiro

Uma nova viagem noturna está sendo incorporada no percurso entre as estações de Porto de Santana e da Praça do Papa. A partir do dia 29 de janeiro, a terceira embarcação para integrar o sistema Aquaviário, a Fonte Grande, sai de Cariacica, às 18h20, e retorna, partindo de Vitória, às 19h10.

Na noite desta terça-feira (9), foi realizada uma viagem de teste, na Baía de Vitória. O prefeito Euclério Sampaio participou do evento. O barco foi adquirido pelo governo do Estado.

As viagens noturnas do Aquaviário estão programadas para começarem a operar na próxima segunda-feira (15). Os usuários do Aquaviário terão duas viagens a mais, no período noturno, entre a estação da Prainha, em Vila Velha, e a Praça do Papa, em Vitória.

De segunda a sexta-feira, o barco sairá da estação em Vila Velha, com destino à Vitória, às 18h10, e retornará às 18h30. Às 18h50 sai da Prainha e às 19h15, deixa a estação da Praça do Papa, encerrando as atividades do dia.

Como funciona

O Novo Aquaviário conta com quatro estações: Prefeito Aloízio Santos, em Porto de Santana, Cariacica; uma na Rodoviária de Vitória, que ainda está em construção; Estação Prefeito Setembrino Pelissari, na Praça do Papa, em Vitória; e a Estação Governador Albuíno Azeredo, na Prainha, em Vila Velha.

Os barcos começaram a circular em agosto de segunda a sexta, das 6h às 20 horas; sábados, das 8h às 18 horas; e nos domingos e feriados, das 9h às 15 horas. Os barcos têm ar-condicionado, banheiros, wi-fi e espaço para colocar bicicletas.

O sistema custa a mesma tarifa cobrada nos ônibus e é integrado ao Bilhete Único Metropolitano CartãoGV, já utilizado no Sistema Transcol. O pagamento também pode ser feito por meio de QR Code. Pelo aplicativo ÔnibusGV é possível acompanhar o trajeto dos barcos pelo mar em tempo real. Há terminais de autoatendimento nas estações para a compra do cartão de embarque.