Primeiro período de andada do caranguejo-uçá começa nesta sexta-feira (12)

Começa nesta sexta-feira (12) e segue até a próxima quarta (17) o período de andada do caranguejo da espécie Ucides cordatus, popularmente conhecido como caranguejo-uçá. Até abril, haverá mais três períodos.


Durante a andada, fica proibido a captura, o transporte e a comercialização do caranguejo-uçá. Em Cariacica, a penalidade para quem desrespeitar o período da andada é multa de R$ 200 por unidade do animal apreendido, conforme o artigo 40 do Decreto Municipal número 46/2019.


É durante a andada que estes crustáceos, machos e fêmeas, saem das tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos. É importante respeitar este período tanto para combater a extinção do animal quanto para garantir a preservação e o equilíbrio do ecossistema do manguezal.


A Gerência de Monitoramento Ambiental, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), atua na fiscalização e conscientização dos feirantes que cometem irregularidades na comercialização do animal e fiscaliza a captura do crustáceo nos manguezais de Cariacica.


“O objetivo do defeso é garantir a reprodução e o desenvolvimento da espécie, visando a gestão sustentável, permitindo assim a recomposição da fauna para captura pelas comunidades tradicionais de Cariacica e o equilíbrio do ecossistema”, explica a secretária de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente Luciana Tibério.


Próximos períodos



  • 10 a 15 de fevereiro

  • 11 a 16 de março

  • 09 a 14 de abril


Para denunciar irregularidades, entre em contato:



  • Gerência Municipal de Monitoramento Ambiental: (27) 3354-5403, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

  • Ouvidoria Municipal: 162

  • Polícia Militar Ambiental: (27) 3636-0173