Cariacica é o único município da Grande Vitória sem registro de feminicídios em 2023

Cariacica encerrou o ano de 2023 como o único município da Grande Vitória sem nenhum registro de feminicídio. Além disso, houve uma redução de 28,5% em relação aos homicídios de mulheres no mesmo período. Os dados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).

Em 2022 foram registrados dois casos de feminicidos (homicídios de mulheres em razão de gênero) no município, um a menos em relação ao ano anterior (2021), que registrou três casos.

O município de Cariacica também fechou 2023 com uma queda no número de homicídios de mulheres, não tipificados como feminicídio. No período foram registrados cinco casos contra os sete em 2022; em 2021, foram dez casos.

“Esse resultado reflete os investimentos que estamos realizando nas áreas de segurança, educação, saúde, infraestrutura e assistência social”, comemora o prefeito Euclério Sampaio.

“Além dos investimentos nas áreas sociais, também articulamos ações em conjunto com as forças de segurança, como as polícias federal, militar, civil, PRF e a Guarda Municipal, que está sendo ampliada“, destacou o prefeito.

Concurso

O secretário de Defesa Social Claudio Victor falou sobre o atual concurso da Guarda, que vai intensificar ainda mais a segurança na cidade. "A Guarda Municipal se tornou realidade e estamos com um novo concurso em andamento para 35 agentes. Ainda vamos avançar muito".

Em relação aos números gerais de homicídios, Cariacica também teve uma redução de 6,6% em comparação a 2022, com 122 mortes violentas, além de uma queda de 17,3% em comparação a 2021, ano em que a cidade acumulou 138 homicídios.

Violência contra mulheres (dados Sesp)

2020 – 8 homicídios, sendo 1 feminicídio

2021 – 11 homicídios, sendo 3 feminicídio