Procon de Cariacica divulga pesquisa de preços dos itens da ceia de Natal

O Procon de Cariacica realizou uma pesquisa comparativa de preços dos principais produtos que compõem a ceia de Natal em três principais supermercados da cidade. Foram analisados os valores de diferentes marcas de itens, como a uva passa, panetone, salaminho, maionese, nozes, entre outros alimentos. A maior diferença entre preços ficou por conta da azeitona, com 279%. Já a menor diferença foi alcançada pelo peru: nos três supermercados ele custa R$ 29,49 o quilo.

"O consumidor deve pesquisar os preços considerando a qualidade e evitar as compras por impulso. É recomendável que o consumidor faça uma lista dos itens necessários e procure quais estabelecimentos apresentam, além de um bom preço, facilidades na hora da compra, como, por exemplo, proximidade, estacionamento, descontos, promoções e opções de formas de pagamento", ressaltou o coordenador do Procon de Cariacica, Elberson de Lima Cabral.



A pesquisa tem como objetivo esclarecer o público, oferecendo uma referência ao consumidor por meio dos preços médios obtidos dentro da amostra pesquisada. Fizeram parte da comparação os itens comercializados em, no mínimo, três dos estabelecimentos visitados.


Os preços praticados atualmente podem ser diversos, já que estão sujeitos a alteração conforme a data da compra, inclusive, por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções. Além disso, lojas da mesma rede podem praticar preços diferentes. Mesmo assim, a nota fiscal deve ser exigida, pois ela é essencial para a troca, garantia e eventual reclamação.


Os consumidores podem registrar suas reclamações pelo site procon.cariacica.es.gov.br, ou pelos telefones (27) 3354-5504, 3354-5512, 3354-5513.


Também é possível ser atendido pessoalmente na sede do Procon, localizada na Avenida Alice Coutinho Santos, nº 109, em Vera Cruz, no novo Centro Administrativo de Cariacica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas. É necessário que o consumidor apresente RG, CPF, nota fiscal e outros documentos que possam comprovar a reclamação.