Defesa Civil realiza última etapa de formação de voluntários do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil para os moradores da Região 8

A Defesa Civil de Cariacica realizou na sede do órgão, que fica no 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em São Francisco, o último módulo do Curso de Formação de Voluntários voltado para os moradores da Região 8, que engloba os bairros Nova Esperança, Nova Rosa da Penha, Padre Matias/Pica-Pau, Ibiapaba, Porto das Pedras, Vila Progresso, Porto Engenho e Vila Cajueiro.

Foram capacitados 25 voluntários na região 8 e, no total, a Defesa Civil já capacitou 300 moradores. O objetivo é preparar voluntários por meio de aulas teóricas e práticas, com simulados nos seguintes temas: noções de combate a incêndios, primeiros socorros, e prevenção de acidentes domésticos.

Os voluntários foram capacitados com os seguintes temas:

Módulo 1 - conhecendo a Defesa Civil e o papel do voluntariado;
Módulo 2 - noções básicas de risco geológico e ações de monitoramento;
Módulo 3 - noções básicas de risco geológico e estrutural e ações de monitoramento; e
Módulo 4 - noções de combate a incêndios, primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos.

Os voluntários estão sendo capacitados por regiões administrativas, dentro dos bairros, lugares onde as prováveis ocorrências possam acontecer. Após a conclusão deste último módulo, os voluntários serão certificados e estarão aptos para participar das seguintes ações:

- Monitoramento das áreas de risco da comunidade de origem;
- Sinalização e evacuação de áreas afetadas por desastres;
- Acionamento do poder público em situações de emergência;
- Participação em campanhas educativas e preventivas;
- Participação em treinamentos e simulados;
- Participação em campanhas de arrecadação de donativos;
- Auxiliar no acolhimento de famílias e na organização de abrigos temporários;
- Participação em atividades cívicas.

Nupdecs

Os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) têm por objetivo organizar e preparar a comunidade local para auxiliar a Defesa Civil Municipal na pronta resposta aos desastres, além de promover a participação da população, estimulando uma nova cultura voltada à prevenção de riscos.