Secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação conhece exemplos de gestão de países da Europa

“Cariacica está no caminho certo para se tornar cada vez mais uma cidade empreendedora e sustentável”. Essa é a avaliação da secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação Lucia Dornellas, após sua participação em uma missão técnica na Europa, representando o prefeito Euclério Sampaio, onde conheceu de perto as práticas inovadoras de gestão pública, empreendedorismo e governança na Espanha e em Portugal.

A viagem internacional da foi feita neste mês a convite do programa Cidade Empreendedora, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES). Cariacica foi convidada para a missão técnica internacional pelo seu desempenho no Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE) da Gestão Pública Municipal, principal indicador do programa.

Espanha e Portugal foram os destinos escolhidos com base na experiência desses países com inovação, empreendedorismo, competitividade e modelos consolidados de governança e gestão pública na perspectiva de cidades inteligentes. Na Espanha, o grupo participou da importante Smart City Expo World Congress, em Barcelona.

Na missão, Lucia Dornellas teve uma visão de um futuro almejado pelo município. “Esse é um caminho sem volta. A gente viu que a inovação na gestão pública é indispensável. Mas isso nem sempre envolve uso de tecnologia, é algo feito de forma inovadora”, destacou Lúcia.

A secretária acrescentou que Cariacica tem a vocação para ser uma cidade sustentável e empreendedora, assunto que foi o foco da viagem técnica, e viu exemplos de como a cidade pode trilhar esse caminho. “Hoje, pensamos nos futuros possíveis. Sabemos que construir uma cidade empreendedora é criar uma cidade para que o munícipe possa crescer do ponto de vista econômico e ser um ambiente favorável ao empreendedorismo”, salientou.

Lucia Dornellas também trouxe na bagagem as experiências de gestões europeias em consórcios administrativos, em que as cidades se unem para resolver problemas, como trânsito e lixo, e traçar planos para o turismo, por exemplo.

O programa

Desde 2021, o Programa Cidade Empreendedora realiza ações que buscam promover a melhoria do ambiente de negócios e estímulo ao empreendedorismo para as micro e pequenas empresas nos municípios capixabas. No Estado, todos os 78 municípios adeririam ao programa e participaram de diversos cursos e consultorias gratuitas ofertadas pelo Sebrae/ES durante três anos.