Catadores de Cariacica inauguram horta a fim de trocar hortaliças sem agrotóxico por recicláveis

Troque seu reciclável por uma hortaliça sem agrotóxico. Essa é a ideia principal da Associação Beneficente dos Catadores de Materiais Recicláveis de Nova Rosa da Penha II (Acamarp) ao inaugurar, nesta segunda-feira (27), a primeira horta urbana para alavancar o projeto sustentável.    


Com 21 famílias associadas, a Acamarp destinou uma área em sua sede em Nova Rosa da Penha com seis canteiros para o cultivo de hortaliças sem agrotóxico, como alface, couve, alho-poró, cebolinha, coentro, rúcula, mostarda, pimentão, jiló, quiabo e aipim, entre outros.  


Em 30 dias, a entidade pretende iniciar as trocas de hortaliças por recicláveis com os moradores. Mensalmente, a entidade processa mais de 90 toneladas de recicláveis por meio de contrato que mantém com a Prefeitura de Cariacica. Destas, 60 toneladas do material voltam ao mercado para comercialização.  


“O projeto da horta vai incrementar ainda mais a economia do município por não necessitar de aterro sanitário, além do benefício ao meio ambiente”, destacou o secretário de Serviços de Cariacica, Marcos Aranda.  


A presidente da Acamarp, Ivanilda Lima Rodrigues, também destacou a importância do projeto. “Além da reciclagem propriamente dita, o projeto da horta também visa a conscientização ambiental da comunidade”, explicou.  


Para Edilson Arculano Falcão, 70 anos, um dos mais antigos associados da entidade, o projeto vai ajudar na renda da associação e das famílias beneficiadas, além de impulsionar o crescimento da entidade”, disse.