Semana da Consciência Negra é celebrada com atividades culturais, oficinas e palestras em Cariacica

Atividades culturais, oficinas e palestras dão o tom do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, em Cariacica. A Prefeitura de Cariacica, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), organizou a Semana da Consciência Negra, que iniciou nesta segunda-feira (20) e se estende nos dias 21 e 22 no campus do Ifes, em Itacibá.

Na palestra com o tema “Consciência negra e o seu dia a dia", o gerente de Igualdade Racial da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos de Cariacica, Sandro Cabral Silva, abordou a história do movimento negro, desde a morte de Zumbi de Palmares até um retrato da igualdade racial dos dias atuais.

Também foram abordados o atendimento realizado nos Centros de Referência de Assistência Social (Creas), equipamentos municipais, com relação aos jovens negros, principalmente, o que cumprem medida socioeducativa.

Na parte da tarde, os alunos também participaram de oficinas musicais, de capoeira, maculelê e de tranças, além de uma apresentação de iniciação musical do projeto social Bem-Me-Quer sobre consciência negra.

Nos dias 21 e 22 serão exibidos videodocumentários com temas raciais, além da exposição de varal com  fotos de personalidade negras, como a baiana Hilária Batista de Almeida, conhecida como Tia Costa; a cantora Ludmila; o cantor Emicida, e o rapper Djonga, além do cantor e compositor Bob Marley entre outros.

Ana Victoria Nascimentos Santos, 15 anos, aluna do 1º ano do curso de Ferrovias no Ifes, gostou da programação. “Muito interessante ter a oportunidade de ter informações que a gente não tinha conhecimento, além de conhecer novos projetos”, falou.

Já Hygor Pereira Santos, 16 anos, aluno do 2º ano do curso de Portos, também gostou do evento. “A propagação dessas informações contribui na diminuição dos atos de racismo na nossa sociedade”, destacou.