Cariacica é nota "A" nas contas públicas conforme o Tribunal de Contas do Estado em 2023

Em virtude do equilíbrio das contas públicas, a Prefeitura de Cariacica acaba de receber nota “A” de acordo com os dados parciais divulgados no painel de controle do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo. O município alcançou a nota máxima por demonstrar capacidade de pagamento (Capag), conforme dados analisados até setembro de 2023 pelo TCE-ES.

No período, somente 12 municípios do Espírito Santo conquistaram a nota “A”, outros 38 ficaram com “B” e, por fim, 28 com “C”. A avaliação foi feita com base em dados consolidados de janeiro a setembro de 2023 e utiliza como critério a análise da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Para alcançar a nota máxima, foram analisados indicadores de liquidez, nível de endividamento e a poupança corrente. Em função do equilíbrio das contas públicas, o município está apto para receber operações de crédito.

“A nossa posição decorre de uma gestão fiscal responsável e o equilíbrio das contas públicas, o que aumenta significativamente a capacidade de investimento nas ações prioritárias para o atendimento das demandas da população”, destaca a secretária de Governo de Cariacica, Shymenne Benevicto de Castro.

A gestão fiscal e o controle das contas públicas são executados em conjunto pelas equipes das secretarias de Finanças e de Governo de Cariacica. Nos últimos quatro anos, de 2021 a 2018, a Prefeitura também vem conquistando nota máxima conforme dados divulgados anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).