Bandas pedem ao prefeito terreno para construir Casa do Congo em Cariacica

O prefeito Euclério Sampaio recebeu nesta terça-feira (24), em seu gabinete, representantes da Associação das Bandas de Congo, que pediram ao município uma área para abrigar as seis bandas existentes no município.
O congo é considerado patrimônio cultural do Espirito Santo e de Cariacica.


“A gente quer ajudar. Basta definir a área e o tamanho adequado. Depois, acertando tudo, a gente envia para a Câmara para formalizar a cessão do terreno”, destacou o prefeito.


A “Casa do Congo” servirá como sede para realização de oficinas, eventos culturais, ensaios, visitas que vão beneficiar as bandas de congo São Benedito de Piranema, Unidos de Boa Vista, São Benedito de Boa Vista, do Mestre Tagibe, de Santa Isabel e de São Sebastião de Taquaruçu, que reúnem quase 200 pessoas.


“A medida reflete o incentivo à cultura e o resgate do congo como fenômeno cultural, já enraizado no município”, ponderou a secretária de governo Shymenne Benevicto de Castro.


O presidente da Associação de Bandas de Congo de Cariacica, Jefferson de Azevedo Fernandes, qualificou a iniciativa como uma grande conquista para o segmento. “Nunca tivemos isso de uma Administração Municipal nos receber para sequer discutir o assunto”, disse.


Participaram do encontro o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Roberto de Oliveira; o mestre de congo de São Benedito de Boa Vista, Juvaldo Ribeiro Gonçalves; e a vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Maria Zalém Ramiro, além de técnicos da Prefeitura de Cariacica.