Mais de 70 pessoas participam de palestra sobre o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa

O Centro de Convivência da Pessoa Idosa de Cariacica (CCPI) recebeu na manhã desta segunda-feira (23) uma equipe da Polícia Civil para realizar palestra sobre o enfrentamento à violência contra as pessoas com mais de 60 anos. Foram mais de 70 participantes do evento intitulado “Operação Virtude”.

A secretária de Assistência Social Danyelle Lirio destacou a importância da ação como fator de prevenção da violência. “A administração municipal tem cuidado da pessoa idosa, tornando-as visíveis e reconhecidas, de maneira a fazer valer a lei e os seus direitos”, destacou.

A delegada Milena Girelli, da Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa, explicou que o objetivo do evento é trabalhar a informação. “É trazer para o público quais são os seus direitos, os tipos de violência para que eles se sintam confortáveis para denunciar”, sustentou.

Durante o evento foram abordados os direitos da pessoa com mais de 60 anos e os vários tipos de violência como o de natureza psicológica, sexual, financeira, de discriminação, abandono, além dos crimes tipificados no Estatuto do Idoso, e também o cuidado com os golpes e como denunciar os delitos.

Nos primeiros cinco meses de 2023, o Disque 100 recebeu 47 mil denúncias de violência contra pessoas idosas no país. O número é 87% maior em relação ao mesmo período de 2022. No mesmo período, somente nos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória também foram registradas 1.500 ocorrências.

Prevenção

“É importante trazermos essas informações para o CCPI, além de trabalhar em outros espaços públicos a fim de prevenir a violência contra os idosos”, enfatizou o presidente do Conselho da Pessoa Idosa de Cariacica, Moises de Souza Costa.

A aposentada Maria Edna Pizzol, 72 anos, de Campo Grande, aprovou o evento. “Foi muito bom porque esclarece um pouco mais sobre essa situação da violência. E com a mulher o olhar é diferente”, contou, ao acrescentar que já teve que recorrer à polícia para registrar uma queixa de violência.

Já a pensionista Maria Auxiliadora Donati, 65 anos, de Sotema, também gostou da palestra. “Foi muito boa. Isso porque eu aprendi coisas que eu não sabia, principalmente relacionadas aos nossos direitos”, disse.

A "Operação Virtude" está sendo realizada em todos os municípios pela Polícia Civil, por meio da Divisão de Atendimento à Mulher, de forma integrada com a Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa e em parceria com a Polícia Militar.