Crianças e adolescentes em vulnerabilidade social têm dia de lazer e brincadeiras em Cariacica

Brincadeira com hora, dia e lugar. Crianças e adolescentes em vulnerabilidade social dos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Cariacica brincaram, pularam e se divertiram muito nesta quinta-feira (19), durante as festividades realizadas o dia inteiro na Estação Cidadania-Esporte, em Nova Brasília.


No local da festa alusiva ao mês das crianças foram instalados brinquedos infláveis com um touro mecânico, escorregadores, pula-pula, guerra de cotonetes gigantes e castelinho. Também não faltaram algodão-doce e pipoca para completar a brincadeira para os participantes.


“São oportunidades de inclusão e acesso para crianças em vulnerabilidade, que muitas vezes não têm tantas opções de brinquedos nas comunidades”, destacou a secretária de Assistência Social de Cariacica, Danyelle Lirio.


Hora de brincadeira



A adolescente Uaila Andrade Ferreira, de 12 anos, inscrita no Cras de Nova Rosa da Penha, não via a hora de montar no touro mecânico. “Gostei bastante de brincar no touro. E depois vou direto para o escorregador grande”, contou.



Helena Barbosa de Jesus, de 10 anos, de Graúna, era outra criança que não parava quieta diante das opções de diversão. “Muito legal. Eu sempre participo de festinhas como essa”, falou.



“Muito legal! Onde eu moro não tem brinquedos como esses”, disse o pequeno Luiz Miguel Oliveira Moreira, de 10 anos, morador de Padre Gabriel, que não queria parar de brincar.


Serviço de Convivência


Os Cras de Cariacica atendem 356 crianças e adolescentes inscritos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é oferecido nos equipamentos de assistência social nos bairros de Alto Mucuri, Bela Aurora, Campo Verde, Graúna, Nova Rosa da Penha, Padre Gabriel, Porto Novo e Rio Marinho.


“O objetivo do serviço é o de promover a proteção das crianças e adolescentes em vulnerabilidade por meio da realização de oficinas de música, dança, capoeira, teatro, além de atividade física”, explicou a gerente de Proteção Social Básica, Andressa Biancardi.