Dia do Professor: mãe e filha compartilham o amor pela profissão em escolas de Cariacica

O Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro. Em Cariacica, mãe e filha exercem essa profissão em escolas municipais, cumprindo uma tradição familiar, com mais de dez pessoas na carreira do magistério. As duas fazem parte da seleção de profissionais comprometidos na Secretaria de Educação (Seme), que conta com 4.540 professores em 128 unidades educacionais.  


Primeiro foi Eliana Mara Januth, de 56 anos, que motivou a filha Juliana Januth Soares, 35 anos, a seguir com os estudos na universidade. Como resultado, Juliana se tornou professora de educação infantil, após a conclusão do curso de Pedagogia. 


Depois, foi a vez da filha, já no magistério há sete anos, retribuir o estímulo da mãe que havia interrompido os estudos há quase 30 anos. E detalhe: para que ela também fizesse pedagogia e se tornasse professora de ensino infantil.


“Não tinha como ser diferente. Desde pequena eu sempre brinquei de escolinha. O meu sonho era ser professora”, contou Juliana Januth Soares, com 13 anos de magistério. E continuou: “Também tinha o estímulo da nossa família, que reúne mais de dez pessoas entre primas, tias e outros parentes que atuam como professores”, disse. 


Atualmente, ela exerce dupla jornada: a primeira no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Erenita Rodrigues Trancoso, em Itacibá; e a outra no CMEI Cleto Prudêncio Rodrigues, em Cariacica-Sede.  A mãe-professora, Eliana Mara Januth, por sua vez, cumpre jornada pedagógica como educadora no CMEI Maria Rachel do Nascimento, em Flexal II.


“Quando a minha filha me estimulou, decidi fazer a prova e ela mesma me comunicou que eu havia passado. Aí eu só continuei”, relembra. Outra afinidade une mãe e filha: ambas afirmam que amam a profissão que exercem. “A gente conversa tanto sobre a nossa profissão que muitas vezes temos que parar senão só falamos do mesmo assunto”, contou Juliana.  


“Ser professora ou professor é mais do que pura e simplesmente ter uma vocação. É gostar de passar conhecimento, de educar e de transformar vidas”, enfatizou a secretária de Educação Luzian Belisario dos Santos, ao destacar a data em homenagem ao Dia do Professor.