Circuito Capixaba de Jiu-jítsu: famílias inteiras participam da competição

Nos próximos dias 14 e 15 de outubro, sábado e domingo, no Ifes de Cariacica, em Itacibá, acontece o Circuito Capixaba de Jiu-jítsu, 6ª etapa estadual organizada pela Federação Capixaba (FCJJE) com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semesp). Serão cerca de 700 competidores, entre eles famílias inteiras em busca de brilhar na luta.

O jiu-jítsu entrou na vida dessas famílias como uma forma de conciliar trabalho e unir pais e filhos a partir da paixão pelas artes marciais.

A enfermeira Suely Gomes de Oliveira Simões, de 40 anos, o consultor de vendas Bruno Simões, de 35, e a filha Alana, de 8 anos, ingressaram no jiu-jítsu por causa de familiares que já praticavam a arte juntos e pela grande interação que o esporte proporciona.

Suely participa de competições estaduais assim como o marido e a filha. A enfermeira é campeã do ranking do jiu-jítsu estadual e está no topo da federação como faixa branca.

“O jiu-jítsu me deu autoestima, capacidade física, e me mostrou que sou capaz de entender o que meu corpo tem que fazer e chegar onde ele quer para alcançar alguma coisa”, enfatiza Suely.

Família de campeões

Na família do supervisor Wellis Ribeiro, de 44 anos, o jiu-jítsu também está ultrapassando gerações. O filho Carlos Henrique, de 18 anos e o sobrinho Evângelo, de 6 anos, também praticam a luta e colecionam muitos campeonatos regionais e estaduais. Neste final de semana eles competem no Ifes.

“Além de me sentir muito bem treinando, tenho a oportunidade de estar mais próximo do meu filho e sobrinho, acompanhando os dois na vida. Essa etapa do estadual de Cariacica tem algo diferente, um clima muito bom, será um excelente espetáculo”, conclui Wellis, faixa marrom no esporte.

Campeonato de Jiu-Jítsu

Local: Ifes de Cariacica

Endereço: Rod. Gov. José Henrique Sette, 184, Itacibá

Datas e horários:  14 de outubro (sábado), das 9h às 15h; e 15 de outubro (domingo), das 9h às 18h.