Outubro Rosa: oferta de mamografia, caminhada educativa e busca ativa de mulheres estão na programação das Unidades de Saúde de Cariacica

No mês de prevenção contra o câncer de mama, as Unidades de Saúde de Cariacica se mobilizam para oferecer uma programação repleta de ações relacionas à campanha Outubro Rosa. Ao longo de todo mês, diversos serviços relacionados à saúde da mulher, como palestras educativas, consultas médicas, oferta de mamografia, entre outros serviços serão disponibilizados nas unidades.


Um dos principais exames para detecção precoce do câncer de mama, a mamografia, também serão ofertadas às mulheres presentes na faixa etária de rastreamento. “Mensalmente, cerca de 800 mamografias são disponibilizadas em nossas Unidades de Saúde. Os atendimentos são feitos via Unidade Básica de Saúde, porta de entrada para os serviços, e, atualmente, não há fila de espera para realização do exame”, explicou o secretário de Saúde César Colnago.



Confira a programação das UBS



- UBS Mucuri


Durante todo o mês serão ofertados serviços às mulheres, como palestra sobre prevenção contra o câncer de mama, teste rápido para IST's/ coleta de preventivo, agendamento de preventivo e solicitação de mamografia para mulheres presentes na faixa etária de rastreamento.


Horário: Manhã e tarde



- UBS Itaquari


5/10 - Abertura da campanha com roda de conversa e bingo


19/10 - Caminhada Outubro Rosa


26/10 - Palestra sobre câncer de mama e colo de útero e sorteio de brindes


Horário: manhã



- UBS Porto de Santana


5/10 - Busca ativa de mulheres para rastreamento em câncer de mama e câncer de colo do útero, consulta médica com oferta de preventivo e oferta mamografia. Orientações sobre o câncer de mama, alimentação saudável e importância da atividade física para saúde.


Horário: manhã



- UBS Alto Lage


5/10 - Consulta médica com oferta de coleta de preventivo e oferta de mamografia para mulheres presentes na faixa etária de rastreamento, ação educativa sobre o câncer de mama, café da manhã e entrega de brindes.


Horário: manhã



- UBS Rio Marinho


09/10


Consulta médica para a mulher com oferta de coleta de preventivo e mamografia, ação educativa sobre o câncer de mama, alimentação saudável e importância da prática de atividade física;


Horário: Tarde



- UBS de Santana


9, 10 e 11/10 - Solicitação de mamografia para mulheres presentes na faixa etária de rastreamento e coleta de preventivo.


Horário: Manhã e tarde



- UBS Santa Fé


17/10 - Exibição de vídeo e panfletos educativos sobre câncer de mama, oferta de mamografias para mulheres presentes na faixa etária de rastreamento.


26/10 - Orientações sobre o câncer de mama e oferta de requisições de mamografia para mulheres presentes na faixa etária de rastreamento e agendamento de preventivo.


Horário: Manhã



- UBS Santa Bárbara


19/10 - Palestra sobre o câncer de mama, consulta médica com oferta de coleta de preventivo e mamografia para mulheres presentes na faixa etária de rastreamento.


Horário: Manhã



- UBS Nova Canaã


24/10


Roda de conversa sobre a prevenção ao câncer de mama e colo do útero, exibição de vídeos educativo sobre autoexame das mamas, orientações gerais aos cuidados;


Horário: Manhã



- UBS São Geraldo


24, 25 e 27/10 – Orientações sobre a saúde da mulher; realização de testes rápidos de IST/Aids; coleta de exame citopatológico; exame clínico das mamas e solicitação de mamografia para mulheres presentes na faixa etária de rastreamento.


Horário: Manhã



- UBS Graúna


25/10


Busca ativa de mulheres para rastreamento em câncer de mama e câncer de colo do útero. Consulta médica para a mulher com oferta de coleta de preventivo e mamografia, ação educativa sobre o câncer de mama e alimentação saudável;


Horário: Manhã



- UBS Bela Aurora


25 e 27/10 - Roda de conversa sobre o câncer de mama e ofertas de consultas e exames médicos;


Horário: Manhã e tarde



- UBS São Francisco


25/10 - Oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (auriculoterapia, reiki, florais, dentre outros), orientações sobre prevenção contra o câncer de mama, orientações sobre alimentação saudável e exibição de vídeos com a temática da amamentação.


Horário: Manhã e tarde



- UBS Itapemirim


26/10 -   Palestra, roda de conversa, relato de experiências de pessoas que tiveram ou têm câncer de mama. Agendamento de preventivo e solicitação de mamografia para mulheres presentes na faixa etária de rastreamento.


Horário: Manhã