Propostas e sugestões de políticas públicas na 4ª Conferência Municipal da Juventude de Cariacica, realizada neste sábado (30)

Foi realizada neste sábado (30), na Escola Estadual Hunney Everest Piovesan, em Morada de Santa Fé, a 4ª Conferência Municipal da Juventude, que teve como tema “Reconstruir no presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”.

A Conferência Municipal da Juventude é promovida pela Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (Semdh), por meio da Gerência de Juventude. A programação deste sábado (30) foi destinada a debates e apresentação de propostas.

“A importância desse evento é que ele é uma oportunidade que temos de ouvir os anseios da juventude diante do poder público, para que possamos entender e traçar políticas públicas, a fim de levar esses jovens para o trabalho e para a educação, tirando essa parcela da população do mundo da violência”, avalia a secretária da Mulher e Direitos Humanos de Cariacica, Samiramis Baldotto Silva Lessa.

“Um momento dentro do qual podemos  ouvir, nos aproximar desses jovens e sim de fato começar a pontuar quando nós, enquanto gestão pública, podemos conferir orçamentos para melhorar essa qualidade de vida do jovem”, destaca Cristiano Porto Lopes, gerente municipal de Juventude de Cariacica.

A conferência também é um espaço conquistado ao longo do processo democrático, possibilitando que o município, junto às comunidades, representantes da sociedade civil, gestores e ONGs possam propor, avaliar e monitorar as políticas públicas da juventude.