Produtos da terra e artesanato presentes na 9ª Festa da Banana, em Cachoeirinha

Durante este sábado (23) e domingo (24) acontece a 9ª Festa da Banana, na sede da Cooperativa de Agricultura Familiar de Cariacica (CAFC), em Cachoeirinha. O objetivo é fortalecer os trabalhos realizados pelos produtores rurais da cidade, além de destacar uma das vocações regionais do município, que é o plantio de banana.

A festa possui uma vasta programação, com apresentações de bandas de congo, grupos musicais e forró para não deixar ninguém parado. A abertura aconteceu na manhã deste sábado (23), com apresentação da banda de Congo Mestre Tagibe, Marcos Coco e almoço comunitário. Na parte da tarde haverá leilões e shows com Engate do Forró e Eduardo e Muriel.

A entrada é gratuita. No sábado, o evento vai até as 20 horas e no domingo até as 16h. Para quem for curtir a festa de ônibus, basta pegar o Transcol 789 - Sabão/Terminal de Campo Grande - via Cachoeirinha/Campo Verde.

Exposição

Há, também, a participação de expositores, que fabricam alimentos e produtos de artesanato, todos com alguma parte da banana, seja o fruto, as folhas, fibras ou o caule da bananeira.

Uma dessas produtoras é Kátia dos Santos, de 53 anos, moradora de Vale dos Reis. Ela é da Casa Sol e participa do Mulheres do Sol, grupo de mulheres que faz diversos alimentos usando banana como base. "A festa ressalta o que a gente fabrica e as pessoas passam a conhecer os nossos produtos, que são totalmente naturais e sem agrotóxicos", contou ela, que vai participar com exposição dos alimentos no 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), em novembro, no Rio de Janeiro.

O artesanato também está presente na 9ª Festa da Banana. Valdslene dos Santos é artesã e guia de turismo e mora em Novo Horizonte há 22 anos. Ela faz produtos à base de fibra e folha de banana, como por exemplo, porta-retratos, porta-joias, agendas, cadernetas, entre outros itens. Ela também é da Casa Sol e faz parte da Associação Costumes Artes. "A produção desse material ajuda na renda de muitas pessoas. Estar aqui é um incentivo a mais para divulgar o nosso trabalho", disse a artesã.

Concurso

A 9ª Festa da Banana também terá o concurso para escolher o melhor cacho de banana cultivado pelos produtores rurais. Os critérios da eleição são o cuidado na hora da plantação, a estética, tratamento e adubação da planta, dedicação, além de gostar o que faz. O produtor rural Sérgio Boldi tem 49 anos e mora em Sabão, localidade na zona rural. Ele revela algumas técnicas para obter bons cachos de banana.

"Você precisa cuidar muito bem da sua plantação. Não pode deixar o fruto cair no chão, arranhar, até porque é um produto que vai para o supermercado para o consumo da população. É necessário até demarcar muito bem uma bananeira da outra, para que o vento não as danifiquem. Poder participar desse concurso é um orgulho para mim", contou o produtor, que produz em média 40 toneladas de banana por ano. Sérgio vende as bananas e também faz doações para programas alimentares. Ele tem uma plantação de 11 hectares.

Sábado (23)

8h30 – Apresentação de banda de congo Mestre Tagibe

9h - Café da manhã com o prefeito Euclério Sampaio

10h - Encontro com os empreendedores da cadeia produtiva da banana