Alunos viram Transformers feitos de material reciclável em escola de Cariacica

Das telas do cinema para realidade, sem truques ou efeitos especiais. Trata-se do projeto Transformers Ecológicos: Robôs Recicláveis, que os alunos de Cariacica estão desenvolvendo em sala de aula na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral (EMEFTI) Leonilda das Graças Langa, em Nova Valverde.


Em um piscar de olhos, logo após o preparo das peças com o material reciclável, os estudantes fantasiados de robôs se transformam em vários modelos de carros, tratores e aviões. A atividade pedagógica é desenvolvida durante as aulas de robótica com cerca de 200 alunos das sete turmas do 1º ao 5º anos da unidade educacional.  



A apresentação do projeto pelos alunos fez muito sucesso durante o desfile de 7 de setembro, realizado em Vitória. A iniciativa é um desdobramento do projeto Banco Sustentável, que trabalha ações voltadas para o empreendedorismo e a sustentabilidade.


“O projeto pedagógico é inovador e pode ser trabalhado em várias disciplinas. E as atividades despertam nos alunos a criatividade, a organização, a participação e o conhecimento”, destaca a secretária de educação Luzian Belisario dos Santos.


Além do papelão utilizado nas peças, que é recolhido pelos alunos ou doados à escola, as caixas do kit escolar que vêm com cadernos, lápis de cor, borracha e canetas, também foram reutilizadas no projeto em vez de serem descartadas.


“O projeto traz à tona a questão do respeito ao meio ambiente e à sustentabilidade, além de inserir o aluno como protagonista do seu próprio conhecimento”, acrescentou a diretora da EMEFTI Leonilda das Graças Langa, Ângela Aparecida Santos Pagio.