População e turistas prestigiam atrativos culturais e gastronômicos de Cariacica na Feira dos Municípios

Após 25 anos, a Feira dos Municípios está de volta! É uma oportunidade gratuita para a população conhecer os estandes dos 78 municípios capixabas, inclusive de Cariacica. A população que prestigiar o espaço do município poderá conferir um painel com diversos monumentos turísticos e os futuros empreendimentos, a gastronomia da região rural, composta por queijos, manteigas, doces de banana, iogurtes e outras iguarias.

O personagem folclórico João Bananeira também está presente na feira, circulando pelos corredores tocando casaca e interagindo com os turistas e moradores. A abertura aconteceu nesta quinta-feira, 31 de agosto, no Parque de Exposições de Carapina, na Serra.

“A feira está muito interessante. Aqui um pouco de cada município vem para perto da população, inclusive Cariacica. Já recebemos pessoas aqui perguntando sobre as obras, a orla, por exemplo, que será um grande ponto turístico, além dos nossos produtos da região rural e a figura do João Bananeira. Imperdível para quem ainda não conhece nossas vocações regionais e culturais. Estão todos convidados,” afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação Lucia Dornellas.

O governador Renato Casagrande destacou que a última edição da feira foi há 25 anos, e que o retorno do evento é uma oportunidade para divulgar o turismo no Estado. “Esse dia é histórico para o Estado do Espírito Santo. Eu participei da feira há 25 anos quando era em Camburi. E estar aqui de novo hoje é muito gratificante. Essa realização nos remete, assim como para muita gente, uma lembrança da nossa vida. A feira é uma lembrança boa de um tempo de muita convivência. Apresentar isso para quem vive aqui ou quem vem de fora é motivo de orgulho”, completou.

Conexão

A família de Vila Nova de Colares, na Serra, formada pelo aposentado Dinomar de Souza, a cabeleireira Nilzete Amaro de Souza e a estudante Mariana Amaro Bourguignon já conheciam Cariacica. Dinomar destacou que os dois municípios têm em comum o Carnaval de Congo. “A feira é importante para fortalecer os municípios. Cariacica tem o Congo e a Serra também. Isso cria união entre as duas cidades. Cariacica tem uma cultura muito forte, e o Monte Mochuara, que é muito divulgado e conhecido”, disse ele.

Potencialidade

Santa Leopoldina, outro município vizinho de Cariacica, possui uma cultura diferente da cidade, que tem tradição na imigração. E esses atributos foram apresentados para os amigos Daniel Ramos da Silva Lauvers, que é oficial administrativo, e Jessica Sulatti Will, motorista. Daniel disse que o estado é uma potência na Região Sudeste. Até então, não conheciam a cultura e as tradições de Cariacica, e destacaram o que mais chamou a atenção deles. “O Espírito Santo pode mostrar para a Região Sudeste que é um estado rico em cultura, em potenciais gastronômicos e em empreendendorismo. Ele não fica atrás. A feira é uma oportunidade de mostrar as potencialidades. Adorei conhecer a cultura de Cariacica e adorei o Congo e o João bananeira, que interagiu no estande da cidade. É muito importante a gente conhecer as culturas dos municípios vizinhos. Percebi que a cidade também tem vocação nos alimentos regionais, como os queijos e as manteigas. Estão todos de parabéns”, disse Daniel, que estava vestindo um traje pomerano, cultura forte em Santa Leopoldina.

Admiração

Se para quem é próximo a Cariacica, ou já conhecia, ou passou a gostar da cultura e das tradições, quem veio de longe também se encantou. É o caso dos amigos, o encarregado de setor Gusthavo Carrasco de Morais e a estudante Sophia Paganoto Rossim. Eles vieram de Vila Pavão, Região Noroeste do Estado, para prestigiar a Feira dos Municípios, além de saber um pouco mais sobre as riquezas culturais de Cariacica, após cinco horas de viagem. “Está tudo muito bem organizado e é só vindo aqui para saber como é a grandeza desse evento. Já fui a Cariacica algumas vezes, mas a cultura eu conheci aqui na feira. O Congo, o João Bananeira, mas o que eu mais gostei foram os doces dos produtores locais. Podem vir e conhecer mais sobre a cidade porque vale a pena”, disse ele.

“É uma experiência muito legal para que as pessoas possam conhecer a cultura e a diversidade dos outros municípios. É um ótimo lugar para abrir a mente e adquirir conhecimento. Não sabia muito sobre Cariacica, mas já tinha vindo algumas vezes. Adorei saber um pouco mais sobre o congo e os produtos da agricultura”, acrescentou a estudante Sophia Paganoto Rossim.

Programação

A Feira dos Municípios funciona sexta-feira (1º) a partir das 14 horas; e no sábado (2) e domingo (3), às 10 horas. Quinze atrações musicais se apresentarão nos três palcos da feira. Um deles é Emerson Xumbrega, artista de Cariacica, que encerra a programação no domingo, a partir das 18 horas. A entrada é gratuita. Quem doar um quilo de alimento não perecível não precisa pagar o estacionamento (as doações serão destinadas às comunidades do entorno do Parque de Exposições). O valor do estacionamento é R$ 5,00.

A Feira dos Municípios é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), e das secretarias do Turismo (Setur) e da Cultura (Secult), e a organização é da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), com o Espírito Santo Convention & Visitors Bureau. Conta também com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES).

Feira dos Municípios

Quando:

Sexta (1º), das 14h às 22 horas

Sábado (2), das 10h às 22 horas

Domingo (3), das 10h às 18 horas

Onde: Parque de Exposições de Carapina. Avenida Marginal, 5.196, Jardim Carapina, Serra.