Prefeitura capacita quase 200 profissionais para atuar na Saúde de Cariacica

Quase 200 profissionais de saúde entre agentes comunitários e de combate a endemias foram capacitados durante um ano para atuar em Cariacica. Nesta segunda-feira (28), eles concluíram o curso de formação oferecido pela Secretaria de Saúde (Semus), em solenidade no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, em Campo Grande.

Foram, ao todo, 138 agentes comunitários de Saúde e 60 agentes de combate a endemias, que vão integrar as equipes das 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que atendem às 14 regiões da cidade.

“Nós ampliamos e qualificamos os profissionais em atividade na promoção da saúde básica, principalmente na prevenção à saúde”, destacou o prefeito Euclério Sampaio, presente na solenidade de formatura.

“Essa capacitação é muito importante e estratégica para ampliar as ações básicas de saúde, pois os agentes comunitários de saúde e de endemias estão muito presentes no dia a dia das famílias de Cariacica”, salientou Cesar Colnago, secretário de Saúde.

O agente comunitário de saúde atua na prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas. Já os agentes de controle de endemias trabalham como mediadores na área da saúde básica e em programas de prevenção de doenças.

“A qualificação leva esses profissionais a trabalhar com maior segurança, entendendo o processo com maior dinâmica dentro de cada região, pois são eles que têm o primeiro contato com a comunidade, as famílias e essa interação facilita o ordenamento das demandas”, destacou o subsecretário de Saúde de Cariacica Paulo Reblin.

Os cursos técnicos do programa “Saúde com Agente” foram realizados pela Prefeitura de Cariacica em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).