Evolução do ambiente de negócios é pauta da 1ª reunião do Conselho de Desenvolvimento de Cariacica

O prefeito Euclério Sampaio recebeu na manhã desta quinta-feira (17) representantes de entidades empresariais para a 1ª reunião do Conselho de Desenvolvimento de Cariacica. Na pauta, o ambiente de negócios cada vez mais favorável no município.

Durante o encontro, o prefeito falou aos empresários sobre o fato de Cariacica figurar em 1º lugar no Estado como a cidade que mais facilita a abertura de empresas. Ressaltou também que o município está entre os três primeiros colocados no ranking como melhor lugar para empreender.

“Nós diminuímos a burocracia, simplificamos os processos, retiramos os entraves e gargalos para proporcionar aos pequenos e médios empresários o melhor ambiente para os investimentos empresariais. E também estamos na frente entre os municípios que mais destinaram recursos para os investimentos públicos nos últimos 12 anos”, destacou Euclério Sampaio.

Entre as iniciativas destacadas na reunião estão as leis de incentivo, criadas logo no início da gestão; o novo Plano Diretor Municipal (PDM), o Código de Obras, além do Simplifica Cariacica, programa de desburocratização e simplificação para alavancar os negócios.

Nova Orla

Também foram apresentados os projetos da Nova Orla, a construção do mercado municipal, a modernização das avenidas América e Mário Gurgel, além do Cerco Inteligente de Cariacica e investimentos na área de saúde. “Além de atrair novas empresas também vamos contemplar as que já estão no município, com mais agilidade na renovação de alvarás e licenças”, afirma o prefeito.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação Lúcia Dornellas também falou sobre a vocação empresarial do município. “Nós temos vários polos econômicos que nasceram naturalmente. E já estamos trabalhando para liberação de um novo polo totalmente estruturado”, anunciou ao propor que o encontro seja realizado a cada dois meses.

Participaram da reunião representantes da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Sindicato do Comércio de Exportação e Importação (Sindiex), Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística, Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado, Associação Empresarial de Cariacica, Espirito Santo em Ação, Federação do Comércio, Sebrae, além de secretários municipais e vereadores do município.