Secretaria de Agricultura inicia plantio inédito de alho-semente livre de viroses na área rural de Cariacica

Um projeto desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Pesca de Cariacica em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Venda Nova do Imigrante está fazendo o plantio inédito de alho-semente livre de viroses na zona rural de Cariacica.


O plantio foi feito nas regiões de Pau Amarelo e Boqueirão do Thomas e é feito sob orientação técnica a fim de obter informações sobre o comportamento da cultura e viabilidade econômica da produção em Cariacica, promovendo uma maior diversificação da produção agrícola familiar.


O projeto terá dois anos de duração e prevê beneficiar agricultores das regiões de Cariacica. Segundo o secretário de Agricultura e Pesca Nilson Teixeira, apesar de ser uma cultura que exige tecnologia, o alho pode ser uma alternativa de renda para o agricultor familiar de Cariacica.


“A proposta do projeto é formar áreas de cultivo e repassar aos produtores familiares a tecnologia de produção. O alho-semente livre de vírus pode aumentar a produtividade e ser uma boa opção de cultivo”, explica o secretário.


A engenheira agrônoma da Secretaria de Agricultura e Pesca Rosa Castro explica que o projeto faz com que o cultivo seja acessível aos produtores familiares. “O produto tem alta demanda tanto no abastecimento de programas oficiais, como na merenda escolar e o mercado local pode ser uma alternativa de renda para o agricultor familiar”, diz.


Ela explica ainda que a iniciativa faz com que o cultivo seja acessível aos produtores familiares. “Por meio do projeto será possível avaliar o experimento e a possibilidade de plantio comercial de alho para atender as demandas do comércio”, finaliza.


Morango


Outro plantio inédito em desenvolvimento em Cariacica é o do morango. A fruta está em produção nas regiões de Pau Amarelo e Boqueirão do Thomas, zona rural de Cariacica. O cultivo visa a obter informações sobre o comportamento da cultura e a viabilidade econômica da produção em Cariacica, promovendo assim uma maior diversificação da produção agrícola familiar.