Procon de Cariacica faz ação para orientar consumidores nas compras no Dia dos Pais nesta sexta-feira (11)

O Procon de Cariacica fará uma abordagem educativa para entrega do Código de Defesa do Consumidor nas lojas na região de Campo Grande. A ação tem o objetivo de conscientizar clientes sobre seus direitos, alertar comerciantes e dar orientações para as compras de presentes para o Dia dos Pais. A ação será nesta sexta-feira (11), a partir das 10 horas.


Além disso, o órgão orienta os consumidores sobre as melhores formas de presentear. Em uma data comemorativa, é necessário redobrar atenção na hora de comprar para não gastar mais do que pode. Para isso, fazer a comparação de preços é essencial.


"Fiquem atento às informações sobre o preço à vista e a prazo, o número de parcelas, e ainda as taxas de juros mensal e anual, que devem estar afixadas em local de fácil acesso de forma legível e clara. Uma boa dica se houver diferença entre o preço na vitrine e o preço afixado no produto, prevalece o menor preço. A troca de produto só é obrigatória quando este apresentar algum defeito", informou o coordenador do Procon de Cariacica, Elberson de Lima Cabral.


No caso de roupa, acessório, sapatos ou tênis, o Procon orienta o consumidor sobre a possibilidade de troca se o presente não agradar ou não servir. Quanto ao arrependimento de compra essa obrigatoriedade vale apenas no caso de compras feitas fora do estabelecimento comercial (internet e telefone, por exemplo). Nessas situações, o comprador tem até sete dias para desistir da compra. Inclusive, sem pagar um novo frete.


Os consumidores podem registrar suas reclamações pelo WhatsApp (27) 98148-0330, pelo e-mail procon@cariacica.es.gov.br ou pelos telefones (27) 3354-5504, 3354-5512 e 3354-5513.

Também é possível ser atendido pessoalmente na sede do Procon, localizada na Avenida Kleber Andrade, 5, Rio Branco, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, nota fiscal e outros documentos que possam comprovar a reclamação.